Carregadores de carros elétricos russos são pirateados com insultos para Vladimir Putin

OS POSTOS DE CARREGAMENTO DE CARROS ELÉTRICOS COLOCADOS NUMA ESTRADA QUE LIGA DUAS CIDADES RUSSAS FORAM PIRATEADOS POR UMA EMPRESA UCRANIANA

Madalena Costa
Madalena Costa



A tensão cresce de dia para dia entre a Ucrânia e a Rússia...


Muitos cidadãos ucranianos tentam a todo o custo defender os seus filhos, família, casas e cidades, ou até mesmo fugir do país. Ao mesmo tempo, existem outros que intensificam os seus esforços para perturbar as infra-estruturas russas, tal como é o caso dos hackers.


Entre manifestações e protestos contra as ações do presidente russo, uma empresa ucraniana manifestou-se de uma forma diferente e até insólita.


Alguns postos de carregamento de carros elétricos colocados na auto-estrada que liga Moscovo e São Petersburgo foram construídos em parceria com uma empresa ucraniana, que agora decidiu pirateá-los, tal como alguns meios de comunicação social deram conta. Nos visores dos carregadores passou a ler-se a seguinte mensagem "Glória à Ucrânia / Glória aos heróis / Putin é um idiota / Morte ao inimigo", de acordo com um vídeo partilhado pela empresa no Facebook.



Após este incidente, e de acordo com o jornal britânico "The Independent", a empresa russa de energia Rosseti "declarou que os carregadores foram comprados através de uma empresa russa que tinha transferido a produção para a empresa ucraniana AutoEnterprise, sediada em Kharkiv."


Numa publicação no Facebook, a empresa russa explicou que "os postos de carregamento instalados na estrada M-11 foram adquiridos em 2020 de acordo com os resultados de um procedimento de compra em aberto. O fornecedor foi dado pela LLC "Gzhelprom" (Rússia). Mais tarde, descobriu-se que os principais componentes (incluindo o controlador) são efetivamente produzidos pela empresa Autoenterprise (Ucrânia), e o fornecedor russo produziu uma montagem aberta".


Uma vez que a empresa ucraniana fez parte da construção dos postos de carregamento conseguiu ter "acesso oculto" aos mesmos, de acordo com a mesma publicação.



(Imagens: Reprodução de vídeo do Facebook)




A RFM perto de ti