Veterinário português mostra-se a chorar após morte de gato
ANDRÉ SANTOS, NAMORADO DE JANI GABRIEL, É MEDICO VETERINÁRIO E, HÁ POUCOS DIAS, SOFREU E EMOCIONOU-SE APÓS TER EUTANASIADO UM GATO
Quem passa pelo Instagram de André Santos, médico veterinário, sabe que adora aquilo que faz e que é um eterno apaixonado por animais.
Com cães, gatos - de grande ou pequeno porte -, e até pássaros ao colo, este veterinário, que é namorado da ex-apresentadora do Fama Show, da SIC, Jani Gabriel, partilha o seu dia a dia e até dicas para aqueles que são donos de animais.
Só que, até mesmo nesta profissão, nem todos os dias são felizes e divertidos por estar ao lado de patudos e de poder tratá-los.
Há uns dias, André Santos recorreu ao seu Instagram para contar uma decisão difícil que teve de tomar e que o deixou em lágrimas. Pelas suas mãos, passou um gatinho, o "Patinhas", que, "para o seu melhor", teve de ser eutanasiado.
No dia seguinte a este procedimento, André Santos acordou a "lutar contra as [suas] emoções negativas" e a "pensar na perda de um dos pacientes mais queridos!".
De seguida, o médico viu-se envolvido numa grande emoção e não conseguiu parar de chorar. Sentiu "necessidade de libertar todos os [seus] sentimentos tristes e negativos e chorar soube-me bem".
O médico veterinário utilizou o caso do "Patinhas" para falar sobre a eutanásia e a saúde mental e a relação entre estes dois temas.
André Santos mostrou-se mais vulnerável exatamente para passar a mensagem de que "chorar é, na verdade, uma maneira de libertar essas emoções" e que "não existe vergonha".
O médico veterinário deixou ainda algumas dicas para lidar com a saúde mental de uma forma mais positiva que pode passar por "terapia, meditação, boa alimentação e nutrição, exercício e estar rodeado por amigos e família". E voltou, mais uma vez, a frisar de que "não estás sozinho" e que "libertar toda a dor interior é a melhor maneira de lidar cronicamente com essas lutas diárias".
A verdade é que é sempre difícil despedirmo-nos de um elemento que faz parte da família. É difícil dizer adeus. E por muito que haja uma doença a ditar o final é sempre doloroso. Não estás sozinho na hora da saudade do teu animal de estimação! Lembra-o e sabe que, enquanto ele esteve na tua família, foi muito feliz.
(Imagens: Instagram)