Utilizas "voz de bebé" para falar com o teu cão ou gato? Olha que devias!

UM ESTUDO REVELA QUE USAR "VOZ DE BEBÉ" COM OS GATOS FAZ COM QUE ELES PRESTEM MAIS ATENÇÃO E LEVANTEM AS ORELHAS



Falar com um animal de estimação, seja um cão ou um gato, é, por vezes, como se estivéssemos a falar com um bebé. Sabes aquela "voz de bebé" que usas para falar com o teu gato e com a qual os teus amigos gozam? É essa mesma voz que deves usar para captares mais atenção do teu animal de estimação. Afinal não és assim tão "ridículo".


Segundo um estudo, publicado na revista Animal Cognition, os gatos para além de reconhecerem a voz dos humanos com quem partilham casa, também conseguem distinguir os diferentes tons.

Se já sabíamos isto sobre os cães, este estudo veio revelar que os gatos também se habituam ao tom de voz mais agudo ou cantado com que os donos falam com eles.



A relação e a comunicação entre os humanos e os gatos foi abordada neste estudo de Charlotte Mouzon e de alguns colegas da Universidade de Paris. No estudo, dezasseis gatos ouviram gravações das vozes dos seus donos e de desconhecidos. Ao mesmo tempo, os investigadores registavam alterações de comportamento que refletiam maior atenção. Abanar a cauda, mover as orelhas, parar inesperadamente e dilatação de pupilas foram algumas das reações registadas.


Nos dezasseis gatos, dez deles prestaram mais atenção à voz dos donos e reagiram de maneiras diferentes consoante o tom de voz dos donos. Quando desconhecidos diziam as mesmas frases, ou quando o dono dizia as frases em tom de conversa normal, a atenção dissipava-se.

Agora, já não tens de ter vergonha de usar "voz de bebé" com o teu gato à frente de outras pessoas. Tens aqui a explicação!




A RFM perto de ti