Já há pizzas que estão a deixar de ter tomate

UMA CRISE DE ESCASSEZ DE ALIMENTOS, ENTRE OS QUAIS O TOMATE, ESTÁ A AFETAR A CONFEÇÃO TRADICIONAL DE PIZZAS

Madalena Costa
Madalena Costa



Já imaginaste comer uma pizza que não tenha tomate na sua base? Em vez de tomate, um "molho branco" feito de queijo ou courgette?


Para ti, pode parecer estranho e até impensável, mas há restaurantes a adotarem esta nova receita. E tudo por causa de uma crise de escassez de legumes e de frutas que está a afetar o Reino Unido.



Por lá, são muitos os legumes e os frutos, entre os quais, o tomate, que deixaram de estar, em grande quantidade, à disposição de todos. Alguns supermercados já se viram obrigados a limitar as compras, tal como deu conta a SIC Notícias.


Este problema está relacionado com as dificuldades de importação e também "a redução da produção nacional devido aos custos de manutenção das estufas", de acordo com o mesmo site. O governo britânico "culpou" também "o mau tempo no sul da Europa e no norte de África" e ainda os "altos preços da eletricidade, que afetaram o fornecimento de produtos cultivados em estufas na Grã-Bretanha e na Holanda", de acordo com o jornal britânico The Guardian.


Além disso, os preços têm escalado a olhos vistos, sendo que o tomate é um dos principais alimentos nessa lista. Escreveu o Observador que "estimativas feitas pelo setor da restauração apontam para que uma caixa de tomates aumentou 400% num só ano, de 5 libras para 20 (5,68 euros para 22,74, à taxa de câmbio atual)".


Desta forma, está a sentir-se a falta do tomate, entre outras frutas e legumes, e esse facto está a preocupar os restaurantes, sobretudo, os italianos.


O presidente da Federação Italiana de Chefs do Reino Unido, Enzo Oliveri, utilizou as pizzas para ilustrar a situação que se vive no país.


Ao jornal The Guardian, Enzo Oliveri contou que "[estamos a fazer] ‘pizzas brancas’, com molhos claros para a massa ou com menos tomate", uma vez que "os preços estão a aumentar por causa da escassez".


Alguns restaurantes estão, desta forma, a adaptar-se a esta nova realidade, sendo que estão a eliminar o tomate dos menus.


Em substituição, os chefs dos restaurantes italianos estão a utilizar "queijos, como a ricota" ou "vegetais, incluindo beringelas ou courgettes" para as bases das pizzas e também para engrossar os molhos.


Muitos dos chefs estão, de acordo com o jornal britânico, a pedir ao "governo para limitar o preço dos tomates", uma vez que existem vários restaurantes nesta situação.


Até ao momento, sabe-se que alguns ministros britânicos vão reunir-se, em breve, com supermercados para arranjar uma solução para a escassez que se tem verificado.






A RFM perto de ti