Este município vai a votos para decidir se acabam ou não com os chocalhos das vacas porque fazem barulho

Manter a tradição ou erradicá-la de vez porque faz demasiado barulho? Este município vai a votos por causa dos chocalhos das vacas

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Já pensaste como seria viver ao lado de vacas com chocalhos a fazer barulho o tempo todo? Seria um ruído para ti, ou não? Esta é uma questão que está a ser levantada num município na Suíça e que vai a votos no próximo verão, para se decidir se se termina com esta tradição ou não. Tudo pelo bem-estar dos habitantes.

Tudo começou quando dois casais, a viver em apartamentos alugados, no município de Aarwangen, no centro da Suíça, ficaram incomodados com o chocalho das 15 vacas, durante a noite, num campo próximo. Chamaram as autoridades e pediram para que o dono tirasse os chocalhos das vacas ao fim do dia.


O pedido acabou por gerar polémica e opiniões diversas que levaram o caso a votações. A "Iniciativa do Sino" recebeu 1.099 assinaturas a favor dos chocalhos das vacas, mas ainda nenhuma decisão foi tomada. A campanha foi apresentada esta segunda-feira e as votações vão decorrer no próximo verão.



O prefeito, que mora ao lado do campo onde as vacas pastam, confessou à agência AFP o seu desconhecimento quanto ao potencial alarido das vacas: "Eu não sabia que as vacas faziam assim tanto barulho, mas já vi que podem incomodar algumas pessoas". O seu espanto acabou por ser seguido por uma torrente de apoio à tradição dos chocalhos.


A aldeia decidiu, por esmagadora maioria, que o assunto deveria ser elevado a uma votação popular. E assim, esta aldeia suíça viu-se perante um grande dilema: preservar o legado sonoro das vacas ou transformar os chocalhos em peças de museu?


Independentemente do resultado, o agricultor em questão ainda pode ser forçado a retirar os sinos das vacas à noite, caso as autoridades determinem que estes excedem os níveis de ruído aceitáveis. Entretanto, depois deste alarido todo, um dos casais que apresentou a denúncia decidiu retirá-la e o outro já mostrou vontade de sair da aldeia.




A RFM perto de ti