5 dicas para não engordares na festa da passagem de ano

Nutricionista dá 5 conselhos para tirares partido do jantar de fim de ano sem ganhares quilos



É inevitável! Comemos, em princípio, sempre mais nesta altura. Mais jantares, mais comida, mais doces, mais queijos, mais bebidas, é tudo “mais” do que o normal. Então, como é que fazemos para usufruirmos destes jantares, almoços e ceias sem engordar? Segundo a nutricionista Georgia Zattar, tal como disse ao Metrópoles, é possível tirares partido e aproveitares o jantar e a ceia da noite de fim de ano sem engordares.

Tens é de respeitar estas cinco dicas preciosas.


1 – Um dia para abusar

Escolhe apenas este dia para abusar. Abusar de comidas muito calóricas e doces aos bocadinhos, todos os dias, é que não. Ou seja, mantém a tua alimentação saudável e abusa apenas na noite de fim-de-ano, mesmo à laia de exceção. Abres um parêntesis, comes o que te apetecer, nesta noite, e fechas imediatamente o parêntesis a seguir.


2 – Cuidado com as entradas

As entradas são, normalmente, bastante calóricas, porque têm queijo, patés, pão, tostas, compotas e outras coisas deliciosas, porém cheias de calorias. Se conseguires resistir às entradas e guardares-te para os pratos principais é o ideal.


3 – As bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são muitos calóricas. Diz esta nutricionista que o melhor é alternar sempre com água. Ela acrescenta ainda que as bebidas à base de gin são as menos calóricas.


4 – Doces

O melhor mesmo é substituir por fruta. Se não resistires aos doces, escolhe aqueles que têm, eventualmente, menos açúcar e come em pequenas quantidades.


5 – Foca-te na comida

Nestes jantares e ceias, há sempre muita gente e é normal conversar-se enquanto se come o que pode significar que se mastiga à pressa para, rapidamente, se voltar à conversa, porque de boca cheia não se fala. Pois aqui fica a instrução desta nutricionista: foca-te na comida e mastiga devagar. Isto vai facilitar-te a digestão e, por outro lado, vais ficar a perceber melhor qual é o teu ponto de “satisfação”. Comer depressa dificulta-te a digestão e só muito depois de comeres (e, portanto, mais) é que te sentes com alimento suficiente o que pode estar para além da quantidade de que precisas.


Bom apetite, boa ceia e um excelente 2024!




A RFM perto de ti