Um alentejano no Porto! Buba Espinho na Casa da Música

Buba Espinho atuou dia 8 de junho na Casa da Música com a RFM



Depois de esgotar salas por todo o país, Buba Espinho atuou dia 8 de junho, às 21.30h, na Casa da Música do Porto com a RFM.

Num concerto intimista, e certamente inesquecível, num dos palcos mais icónicos da cidade do Porto, Buba Espinho partilhou com o público temas como “Roubei-te um Beijo” “O Farol” (que estreou no Festival da Canção) “A Casa” (gravado em conjunto com os Dama) ou “Ao Teu Ouvido” ( que gravou com Bárbara Tinoco), assim como outros temas que fazem parte do seu trajeto artístico.

Natural de Beja, Buba Espinho sentiu, desde muito novo, a música de raiz intensamente, pela mão do pai, também músico dos Adiafa, que lhe transmitiu a importante missão de a preservar.

A relação entre dois patrimónios culturais imateriais da humanidade, o Cante Alentejano e o Fado, sente-se quando o ouvimos e está bem presente neste seu álbum de estreia.
Se o Cante Alentejano surge de pequeno com Buba, o Fado aparece mais tarde, mas de forma natural, como a estética que percebeu que iria cruzar em perfeita harmonia as influências das suas raízes.

Faz então os seus primeiros concertos a solo, explora a composição, grava as suas primeiras músicas e começa a ser convidado regular em espetáculos de grandes nomes da música portuguesa: Rui Veloso, Ana Moura, António Zambujo, Agir, Dama, Mariza, entre muitos outros.

De Beja parte para Lisboa, onde começa a atuar em casas de Fado antes de passar para os principais palcos nacionais, com atuações no Centro Cultural de Belém, festival NOS Alive, no Coliseu de Lisboa, Coliseu do Porto, Casa da Música, Ovibeja, e muitos mais. Lá fora Buba, afirma-se já no final do ano de 2022, com uma digressão pela América Latina (Panamá, Colômbia – Bogotá –, Argentina – Buenos Aires), Uruguai (Montevideo) Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) e atua também a solo em vários países como Inglaterra, Timor, Marrocos, Canadá, Espanha, Áustria, Suíça, França .

2020 é o ano que traz o seu primeiro disco de estúdio, 2023 trouxe novo disco, novas colaborações, novas datas e muitas histórias




A RFM perto de ti