A Força Aérea Portuguesa está a deixar todos na RFM de cabeça no ar

Fica atento à RFM e deixa-te contagiar por este entusiasmo




O bom tempo deixa toda a gente de cabeça no ar. De tal forma, que nem a equipa da RFM escapou. E no que diz respeito à equipa da RFM, grande parte da responsabilidade é da Força Aérea Portuguesa.

nos dias 1 e 2 de junho se realiza o Beja Air Show, na Base Aérea N. 11, em Beja, a Ana Colaço e o Daniel Fontoura marcaram o seu lugar neste evento de acesso gratuito a todos.

A Ana Colaço e o Daniel Fontoura vão apresentar-se no Beja Air Show no dia 2 de junho, para conduzirem uma emissão muito especial, entre as 2h e as 6h da tarde. Estão a contar contigo para, juntos, viverem todas as emoções deste evento-

E o que podes ver no Beja Air show?

Os dias 1 e 2 de junho prometem preencher os céus de Beja com as mais fantásticas máquinas voadoras do mundo. Para além da emissão da RFM, entre as 2h e as 6h da tarde do dia 2 de junho, nos dois dias de festival vais poder ver as mais fantásticas patrulhas acrobáticas e diversas demonstrações táticas militares.

O Beja Air Show é uma oportunidade única para apreciares a beleza da aviação, enquanto assistes a demonstrações aéreas, espetáculos acrobáticos e exposições de aeronaves nacionais e internacionais.

Presenças já confirmadas no Beja Air Show

“Patrouille Suisse”

Dispensando apresentações pelo seu mundialmente reconhecido espetáculo, a "Patrouille Suisse" é a lendária equipa de exibição acrobática que personifica a precisão suíça e a excelência na aviação. Composta por hábeis pilotos, a patrulha voa seis aeronaves F-5E Tiger II que realizam um espetáculo aéreo inesquecível, exibindo formações apertadas, manobras acrobáticas emocionantes e passagens a alta velocidade que desafiam os limites da habilidade humana e da tecnologia aeronáutica. Considerada uma das equipas de exibição acrobática mais reconhecidas do mundo, a Patrouille Suisse representa o orgulho e a tradição da Força Aérea Suíça, representando-se como verdadeiros embaixadores da aviação daquele país. A “Patrouille Suisse" encanta espectadores em todo o mundo por onde passam, através da sua perícia e dedicação à arte da exibição aérea, prometendo deliciar os espetadores do BAS 2024.

Patrulla Aguila Espanha, display team

A "Patrulla Águila" é uma equipa de exibição acrobática da Força Aérea Espanhola reconhecida pelas suas performances impressionantes com as aeronaves CASA C-101 Aviojets. Capazes de voar a velocidade máxima de cerca de 1040 km/h, em termos operacionais conseguem estar 3 a 4 horas no ar sem reabastecimento, dependendo das condições de voo e da carga útil. Durante as suas demonstrações e exibições, os pilotos da Patrulla Águila voam em formação, realizando acrobacias precisas e sincronizadas, prometendo um espetáculo singular e sendo conhecidos pelas fantásticas aterragens em formação.

La Marche Verte

La Marche Verte é a equipa de demonstração acrobática da Força Aérea Real Marroquina e a equipa acrobática oficial de Marrocos. Formada em 1988, para fins de exibição acrobática, a equipa usa o avião de treino francês Avions Mudry & Cie CAP 232. O avião de apoio é um CASA CN-235 bi-turbo-hélice.

Saab JAS 39 Gripen Hungria - solo Display

O "Saab JAS 39 Gripen Hungary Solo Display" promete uma impressionante demonstração acrobática realizada por um talentoso piloto húngaro a bordo da emblemática aeronave de combate Saab JAS 39 Gripen. Com a precisão e destreza, aguardam-se manobras ousadas e dinâmicas que demonstrem todo o potencial desta aeronave de última geração. Voando a altas velocidades e com cruzamentos de tirar o fôlego, o Gripen Hungary Solo Display é uma verdadeira exibição de habilidade e domínio da arte da aviação. Testemunharemos a harmonia entre piloto e máquina, desafiando os limites do impossível e redefinindo os padrões de excelência na exibição aérea acrobática.

Mirage 2000C França demo “Couteau Delta”

O Mirage 2000C "Couteau Delta" é a equipa de demonstração acrobática oficial da Força Aérea Francesa apresentada pelo tão conhecido caça Mirage 2000C. A equipa é conhecida pelas exibições aéreas emocionantes que realiza, apresentando manobras acrobáticas excecionais, que espelham agilidade e desempenhos memoráveis. O supersónico Mirage 2000C é capaz de atingir velocidades superiores a Mach 2 e tem um alcance operacional de aproximadamente 1.550 km, prometendo rasgar os céus de Beja realizando manobras de cortar o fôlego.

Typhoon Espanha solo Display

Os Typhoons são aeronaves de combate multifuncionais usadas pela Força Aérea Espanhola. Durante as operações de demonstração, os Typhoons muitas vezes voam em formação, exibindo manobras acrobáticas e técnicas de combate aéreo. Supersónicos, podem atingir velocidades superiores a Mach 2 e têm um raio de ação que varia dependendo da carga e das condições operacionais, mas geralmente cerca de 2.900km. Os Typhoon espanhóis prometem uma exibição que combina o espetáculo da aviação com a perícia das manobras da aviação militar.

RAF Falcons UK display team

Os RAF Falcons são a equipa de paraquedismo de demonstração oficial da Royal Air Force (RAF) do Reino Unido. Durante as suas apresentações, realizam saltos em formação e demonstram técnicas de paraquedismo de alto nível. As aeronaves utilizadas são os helicópteros Chinook HC2 e HC4 da RAF, que têm uma velocidade máxima de cerca de 315 km/h e um alcance operacional de aproximadamente 800km. Os “Falcons” prometem espetaculares saltos, demonstrando habilidades acrobáticas no ar e aterragens precisas.

Yakstars Portugal Display team

A YAKSTARS é uma equipa de exibição acrobática hispano-portuguesa, primeira da história da aviação ibérica – militar e civil – composta por pilotos de ambos os países. Aos comandos de seis aeronaves Warbird Yak 52s, exibem-se com combinações precisas de formações apertadas e acrobacias emocionantes, passagens de alta velocidade e cruzamentos de tirar o fôlego. Atualmente, YAKSTARS é a maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa e uma das maiores do mundo. Têm como bases Casarrubios, perto de Madrid, Espanha, e Ponte de Sor, Portugal.

F-15E Estados Unidos América

O F-15E Strike Eagle é uma aeronave de combate multifuncional, crucial para a defesa nacional e projeção de poder global dos Estados Unidos da América. Equipado com sistemas de armas avançados e motores de alta potência, o F-15E é uma aeronave fundamental para fortalecer a prontidão e eficácia das Forças Armadas do país, reforça a segurança nacional e o compromisso com a defesa coletiva dos Aliados, desempenhando um papel crucial na manutenção da estabilidade global.

Reconhecido pela capacidade incomparável em missões de ataque ao solo e no ar, é capaz de atingir velocidades de até Mach 2.5, o que equivale a cerca de 3.200 km/h em altitude, tem um alcance que varia dependendo das condições de voo e da carga útil, mas pode voar por aproximadamente 3.900 km sem reabastecimento. Em missões de ataque ao solo, o F-15E geralmente opera em parelha ou em pequenos grupos, para maximizar a eficácia e a segurança.

F-16 Roménia

O F-16 é uma aeronave de combate altamente versátil, amplamente utilizado em todo o mundo. Na Romênia, tornou-se uma aquisição crucial para modernizar e fortalecer as capacidades de defesa. Ao substituir as antigas aeronaves de combate, o F-16 eleva a prontidão e a capacidade de resposta do país em situações de defesa. Equipado com tecnologia de ponta em aviação, sistemas de armas e motores potentes, o F-16 proporciona à Romênia uma capacidade de defesa de última geração.

Super Tucano Brasil solo display

O Embraer EMB-314 "Super Tucano" é uma aeronave turbo-hélice versátil, projetada para funções de ataque leve e treino avançado. Foi desenvolvido para atender às exigências operacionais da Força Aérea Brasileira e o propósito principal é servir como uma aeronave de ataque tático, capaz de operar em ambientes desafiadores, como a Amazónia brasileira, além de desempenhar um papel crucial na formação inicial de pilotos de caça.

Fabricado pela Embraer, o “Super Tucano” é produzido em duas linhas de montagem, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos. Recebeu certificação de acordo com os mais recentes padrões militares pela Força Aérea dos Estados Unidos, demonstrando a qualidade e capacidade de atender aos requisitos operacionais de várias nações em todo o mundo.

Aero L-159 ALCA República Checa

Trata-se de um avião de combate leve avançado, ágil que pode realizar diversas missões tanto no ambiente civil quanto militar. Operado pela Força Aérea da República Checa, é um caça multifuncional tecnologicamente avançado, com capacidade de cumprir diversas missões, nomeadamente formação,

missão ar-terra, reconhecimento de patrulha aérea, interceção lenta de alvos, etc. Equipada com motor Turbofan Honeywell/ITEC F124-GA-100, consegue armazenar quase 2.000 litros de combustível distribuídos por tanques internos e externos. A aeronave pode ser equipada com uma variedade de armas, com dispositivos especiais para realizar reconhecimento aéreo ou guerra eletrónica. É capaz de atingir uma velocidade máxima de 935 km/h.

C-130J Dinamarca

O C-130 é um avião de transporte tático que pode transportar cerca de 20 toneladas de carga ou até cerca de 120 passageiros. Um dos pontos fortes da aeronave é que ela pode aterrar e descolar em pistas curtas e não preparadas, o que torna possível à Força Aérea Dinamarquesa operar na Gronelândia.

A largada de paraquedistas e o transporte de forças destacadas faz desta aeronave a eleita para missões internacionais, como Afeganistão, Iraque e África, onde a capacidade da aeronave de operar nas mais diversas condições é crucial. A Força Aérea Dinamarquesa possui aeronaves Hércules desde 1975, primeiramente com C-130H e, entretanto, substituídos por quatro aeronaves do tipo C-130J, que se diferenciam, entre outras características, por serem mais longas, possuírem motores mais eficientes em termos de combustível e, em geral, terem sistemas mais atualizados. As aeronaves dinamarquesas Hércules pertencem à Esquadrilha 721 da Ala de Transporte Aéreo em Aalborg.

Bell 212 Áustria

O Agusta Bell 212 é um helicóptero de transporte médio que possui rotor principal e de cauda de duas pás e dois motores de turbina. Capaz de transportar até 14 pessoas, está equipado com um guincho de cabo (montado rapidamente) e gancho de carga externo que permite que seja um helicóptero extremamente versátil.

AS532 Suíça

O AS532 é um helicóptero bimotor, de peso médio e multifuncional projetado para oferecer alto desempenho, facilidade de implantação, baixo custo operacional, conforto e alta prontidão para missão. Para uso militar e adaptado às condições atuais dos teatros de operação, apresenta capacidade de sobrevivência, capacidade para voo tático graças à excecional manobrabilidade, baixa observabilidade, baixa vulnerabilidade a projéteis e resistência a colisões. Helicóptero multifuncional, pode ser armado com metralhadoras e canhões, e está apto a realizar missões de transporte VIP, guerra eletrónica e guerra antissubmarina.

KC-390 Portugal

O KC-390, o mais recente avião adquirido pela Força Aérea Portuguesa, é um avião de transporte militar multifuncional, adequado para uso tático e logístico, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais. Além disso, é capaz de realizar operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária. Fabricado no hemisfério sul, com partes feitas em Évora, o KC-390 é uma plataforma versátil que promete assegurar o futuro das operações da Força Aérea Portuguesa. Com capacidade para transportar até 74 macas ou 80 passageiros, o KC-390 é facilmente reconfigurável e possui um sistema de movimentação de carga adaptável, garantindo operacionalidade em diversos cenários. A sua verdadeira capacidade multimissão e alcance intercontinental atendem aos requisitos para participação em operações militares, incluindo as realizadas pela NATO, das quais Portugal é membro.

UH-60 Blackhawk Portugal

O UH-60 Blackhawk é um helicóptero utilitário bimotor de médio porte, com um rotor principal de quatro pás e um rotor de cauda de quatro pás. A tripulação padrão consiste em dois pilotos e o helicóptero permite transportar até 12 passageiros e carga suspensa até 3600 kg. Foi adquirido recentemente pelo Estado Português ao abrigo do PRR, tendo sofrido uma intervenção profunda de reconfiguração e modernização, prolongando a sua operação. Terá como missões principais o combate a incêndios rurais e mobilidade aérea, sendo que se prevê que as primeiras tripulações de UH-60 Black Hawk da Força Aérea Portuguesa estejam totalmente qualificadas e prontas a entrar em ação em 2026.

F-16M Portugal

Os F-16M da Força Aérea Portuguesa são aeronaves que pertencem às Esquadras 201 – “Falcões” e 301 – “Jaguares”, sediadas na Base Aérea N.º 5, em Monte Real. Responsáveis pela proteção do espaço aéreo nacional, contribuem para a manutenção da soberania nacional.

Dispondo a Força Aérea de versões monolugares e bilugares, no cumprimento da missão voam normalmente em parelha. O F-16M tem um raio de ação de 900km, uma autonomia máxima de três horas e pode atingir 2.160 km/h.

AW119 Koala Portugal

O AW119 Koala é um helicóptero monomotor, extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, transportes médicos, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", transporta até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros ou ainda 1400Kg em carga suspensa. É um helicóptero que equipa a Esquadra 552 – “Zangões”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, mas responsável por garantir o alerta de busca e salvamento a partir da Base Aérea N.º 8, em Ovar.

Outras atrações que vais encontrar no Beja Air Show

Batismos de voo em aeronave da Força Aérea Portuguesa

Demonstrações de capacidades militares

Visita a aeronaves em exposição

Exposições variadas

Voos em balão de ar quente

Simuladores de voo

Experiências em realidade virtual

Etc.

Inscrição

A entrada é gratuita e não está sujeita a qualquer inscrição.

Informações úteis

A entrada na Base Aérea N.º 11 poderá ser efetuada a partir das 08h00 através da Porta de Armas principal (entradas motorizadas, velocípedes e apeadas).

Além dos parques de estacionamento no interior da Base, estará disponível o parque Ovibeja localizado na cidade de Beja dedicado ao evento, que terá autocarros para transportar os visitantes até à Base.O acesso a estes parques será efetuado por ordem de chegada.

Para o teu conforto e segurança utiliza a aplicação da VOST Portugal, onde encontras informação ao segundo sobre o trajeto mais rápido para chegares à Base, assim como a capacidade do parque exterior disponível para este evento.

Devido ao ruído, movimento das aeronaves e presença de um elevado número de pessoas, não será possível o acesso de animais, por questões de segurança, exceto animais de assistência

No interior da Unidade há uma variedade de opções de alimentação e bebidas disponíveis para desfrutares, enquanto assistes às exibições emocionantes.

Tendo em conta o sol e o calor que se vão fazer sentir, aconselhamos-te a usares proteção adequada, incluindo protetor solar.

Mais Informações úteis

Entrada gratuita;

Menores sempre acompanhados por adultos

Animais de estimação não permitidos, exceto se de assistência

Pode trazer mochila com bens essenciais

Não é possível foguear no local

Facilidades

WI-FI

Restauração (comida e bebida)

WC’s

Estacionamento prioritário para pessoas com mobilidade reduzida

Presença de equipas de saúde

Excursões

Fala com a Força Aérea Portuguesa - rp_bas@emfa.pt



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