Portugal tem 59 praias na lista Zero Poluição. Mais 5 do que em 2023
Espreita a lista de praias que conquistaram este estatuto, pode até ser uma boa ideia para as tuas férias de Verão
O tempo chuvoso e frio destes últimos dias não ajuda. O verão está quase aí e chegou a altura de fazer planos para os meses quentes, mesmo sem vontade.
Se o destino nestas alturas é sinónimo de praia tens de saber quais as que fazem parte da lista Zero Poluição.
Revelada pela Associação ambientalista ZERO, foram 59 as praias reconhecidas, mais 5 do que em 2023, e este ano conta com 2 águas balneares interiores.
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável revela, em comunicado, que o objetivo alcançado este ano “é verdadeiramente aquilo que à escala europeia se deseja no quadro do Pacto Ecológico Europeu, em particular no âmbito do Plano de Ação para a Poluição Zero”.
Vamos agora aos números que interessam, os Açores conseguiram 21 praias Zero Poluição, um total de 36%, sendo que os concelhos de São Roque do Pico, nos Açores, e Vila do Bispo, no Continente, tiveram o maior número de praias reconhecidas – conseguiram 4.
Alcobaça, Aljezur, Faro, Lajes do Pico, Odemira, Porto Santo, Sesimbra, Tavira e Vila do Porto (Santa Maria, Açores) tiveram 3 praias reconhecidas, e com isto, integraram, também, os concelhos líderes em número de praias Zero Poluição, revelou a Associação.
Das 664 águas balneares existentes, este ano, 9% entraram na lista, o que representa um aumento de 1% em relação ao período homólogo de 2023.
Da lista do ano passado saíram 19 praias e, em contrapartida, entraram 24 novas na lista de 2024.
“Na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas praias Zero Poluição” afirma a associação.
Destaca ainda, no mesmo comunicado, que “um outro aspeto relevante é haver pela primeira vez duas praias interiores classificadas como praias Zero Poluição – Santa Clara, em Odemira, e Devesa, no Sabugal”.
Calheta, Lajes do Pico, Leiria, Machico, Pombal, Ponta Delgada, Povoação, Sabugal e Santa Cruz da Graciosa têm razões para celebrar. Estes 9 municípios passaram a integrar os concelhos com, pelo menos, uma praia com este estatuto.
Com um ano para esquecer está o concelho de Albufeira que viu as suas 6 praias Zero Poluição, que estavam na lista de 2023, serem retiradas em 2024.
“Apesar de ter vinte cinco praias que deverão ser validadas com uma classificação excelente”, em qualidade da água, o resultado das análises feitas foi “superior a zero”, explicou a Associação.
Albufeira, Mafra, Óbidos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António também deixaram de fazer parte desta lista após os novos dados serem revelados.
Para contextualizar, uma praia para ser considerada Zero Poluição, denominada com este termo pela Agência Portuguesa do Ambiente, não pode ter qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas ao longo das 3 últimas épocas balneares, uma tarefa que, segundo os ambientalistas, é “extremamente difícil”.
“À exceção de duas praias interiores, todas as restantes praias são costeiras. Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, refere a Zero.
A Associação deixa também alguns alertas para a época balnear como não deixar resíduos na praia, evitar pisar zonas de dunas e outras áreas sensíveis e frequentar, apenas, praias classificadas como zonas balneares “onde se conhece a qualidade da água e onde haja vigilância”.