Gel inovador quer acabar com a ressaca e com os danos do álcool
Estudo de Investigadores suíços diz ter a solução para estes problemas
Beber demais e acordar com uma ressaca que não nos deixa sair da cama pode ter os dias contados.
As dores de cabeça e a indisposição do dia seguinte à ingestão de álcool podem ser evitadas com um simples gel.
Sim, foi mesmo isso que leste. Um gel inovador foi criado por Investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich) e promete acabar com as ressacas.
A solução foi partilhada na revista ‘Nature Nanotechnology’ e diz que é uma medida eficiente e segura para decompor o álcool no organismo. A melhor parte é que o gel também diminui os danos causados ao teu corpo quando bebes.
Os danos de que falamos estão associados a doenças graves, entre as quais, doenças hepáticas, gastrointestinais e cancro. Cerca de três milhões de mortes, em 2016, foram mesmo resultado do consumo nocivo de álcool, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Este gel é administrado por via oral e na sua composição tem proteínas do soro de leite que atuam no intestino e digerem o álcool antes de chegar à corrente sanguínea.
Esta rapidez com que entra em ação evita que o corpo produza acetaldeído, que decompõe naturalmente o álcool, responsável pelos efeitos da ressaca e por danificar o fígado.
"O nosso hidrogel demonstra ainda um efeito protetor no fígado (…)”, indica o estudo dos investigadores suíços.
De acordo com os testes, quando administrado antes de beber, o teor de álcool no sangue pode reduzir cerca de 40% após 30 minutos e 50% após 5 horas.