Alunos portugueses não têm dinheiro para comerem bem ao final do mês, revela inquérito
É um fator preocupante e que afeta mais de metade dos alunos portugueses
Um inquérito recente revela uma realidade preocupante para os jovens em Portugal: quase oito em cada dez estudantes universitários não têm dinheiro suficiente para se alimentarem adequadamente no final do mês. Este dado alarmante é parte de um estudo, realizado em maio, pela Too Good To Go e pelo International Student Identity Card (ISIC), que envolveu 1600 estudantes.
Com 76% dos estudantes entre os 18 e os 25 anos a reportar dificuldades financeiras, muitos tiveram de ajustar drasticamente os seus hábitos de consumo. Um dos fatores para esta realidade preocupante é a inflação crescente, levando 94% dos alunos deste estudo a modificar a forma como compram e consomem alimentos.
Para fazer face a estas dificuldades, os estudantes que participaram neste inquérito revelaram algumas das estratégias que tiveram de adoptar: 28% elaboram listas de compras para evitar gastos desnecessários, 23% estabelecem um orçamento máximo para as suas compras e 22% planeiam as refeições de forma a maximizar a utilização dos alimentos.
As conclusões retiradas deste estudo mostram a necessidade urgente de haver medidas mais robustas para apoiar os estudantes portugueses.