40 anos de música! Parabéns, Blitz! RFM e Blitz juntos desde o início!

Há 40 anos a RFM foi a rádio parceira do jornal que veio dar mais música à vida dos portugueses!

Teresa Lage
Teresa Lage


Fundado em novembro de 1984 pelos jornalistas Manuel Falcão (primeiro diretor) Rui Monteiro e Cândida Teresa (diretora gráfica até ao final de 1999) e por João Afonso de Almeida (até 1985), o Blitz foi durante muitos anos o único semanário dedicado à música em Portugal.

Publicado à terça-feira, o Blitz foi entre novembro de 1984 e 24 de abril de 2006 um jornal semanal. Em junho de 2006 o jornal passou a revista mensal com um site atualizado diariamente. Depois, a partir de 2018, a revista desapareceu e ficou apenas o site.



Numa altura em que era difícil ter acesso a notícias de música, o Blitz trazia-nos novidades sobre o rock e pop que se faziam lá fora e também cá dentro: entrevistas, reportagens, crítica de discos e concertos, moda e cinema, teatro e artes plásticas. O jornal incluía ainda secções de interação com os leitores como “Pregões e Declarações” (anúncios) e “Alô Alô Dona Rosa” (perguntas), “K7 Pirata” (Playlists feitas por músicos) “Busca no Sótão” (artigos sobre discos mais antigos”) de Luís Pinheiro de Almeida e colunas a cargo de músicos, como “Corneta” de Pedro Ayres de Magalhães (segundo Manuel Falcão, o único instrumento que Pedro não toca), sobre as atividade das bandas da sua agência “Os Malucos da Pátria” (Xutos e Pontapés, Heróis do Mar, Mão Morta, Delfins, Radar Kadafi”) e uma página da RFM.

“Rádio Oficial” do Blitz, onde todas as semanas ia para o ar o programa “Colar de Pérolas”, em que Manuel Falcão, diretor do Blitz nos trazia as “Pérolas” da música nova da altura, a RFM divulgava semanalmente, na sua própria página no jornal, a tabela do “Top 25 RFM” e os principais destaques da programação da rádio.

Nesta página do Blitz, eu e, inicialmente o João Paulo Sacadura, documentámos, até 1992, muito do que aconteceu dentro e fora da RFM, nos seus primeiros anos de vida.



No 40º aniversário do jornal, Manuel Falcão, fundador e primeiro diretor do Blitz, recordou-me como começou esta colaboração do jornal com a RFM:

Na altura em que o Blitz estava a arrancar, o João Viegas Soares e o João Amaral que estiveram ligados ao início da RFM, disseram-me “Vais fazer um jornal e tinha graça…Estamos a preparar um canal podíamos aqui fazer alguma coisa em conjunto, trocar alguma informação, ter alguma atividade em conjunto: vocês falarem de nós, nós falarmos de vocês". E foi assim . Portanto nós publicávamos o top da RFM que na altura foi criado. Depois combinou-se o “Colar de Pérolas” que eu fazia. O programa arrancou com o início da RFM. Foi quase tudo ao mesmo tempo. Juntaram-se as coisas todas”

Dia 5 de novembro de 1984, na véspera da saída do primeiro número, lembro-me de ter estado no mítico “Rock Rendez Vous”, em Lisboa, na festa de lançamento do Blitz mas pedi a Manuel Falcão que me recordasse de que tinha constado a festa e se tinha havido música ao vivo?

“A festa foi copos e copos, foi conversa, não houve nenhum concerto. Nós convidámos as editoras discográficas, mas muitas não quiseram ir… porque o Blitz tinha entre os seus colaboradores João Afonso de Almeida que trabalhava na editora Polygram. Embora eu garantisse que ele não ia interferir que quem ia fazer era eu, demoraram algum tempo a convencer-se disso


Hoje, ligado ao Expresso, com uma equipa liderada por Miguel Cadete, o Blitz continua a dar-nos música no site, nas redes sociais e em podcast.

Para festejar 40 anos de vida e de muita música, o Blitz vai fazer a festa dia 12 de dezembro, não no pequeno Rock Rendez Vous mas na maior sala de Lisboa – a Meo Arena, com quatro grandes nomes da música de várias gerações.

Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, MARO e Gisela João são os músicos que se juntam ao BLITZ para celebrar um percurso iniciado a 6 de novembro de 1984 com a publicação do primeiro jornal.

Dia 6 de novembro a RFM recebeu no Café da Manhã Miguel Cadete, diretor do Blitz e ofereceu 40 conviites duplos para o espetáculo de dia 12 de dezembro

Miguel Cadete recordou histórias engraçadas da secção de anúncios do jornal "Pregões e Declarações", como um anúncio do Tim dos Xutos e Pontapés onde ele vendia o seu baixo e um leitor que escreveu: “Estavas no concerto dos Cure, vestias-te de preto, contacta-me”!

A revista Blitz volta às bancas já no dia 29 de novembro com uma edição especialíssima de 40º aniversário para colecionar onde vão ser anunciados os 40 melhores discos de música portugueses destas quatro décadas de música.




A RFM perto de ti