Não gostas de ouvir áudios no WhatsApp? A aplicação vai passar a transcrevê-los

Dentro de poucas semanas, o WhatsApp vai passar a transcrever os áudios que receberes

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Sabes aquele amigo que manda um áudio de 10 minutos só para contar que viu a crush no parque a passear o cão? Ele tem os dias contados. Ou melhor, tu tens a vida facilitada. Já não terás de revirar os olhos sempre que vires um áudio que mais parece um podcast, cujo conteúdo poderia ser escrito em duas frases.


O WhatsApp decidiu criar uma nova funcionalidade de transcrição de áudios para salvar-nos da necessidade de ouvir estes verdadeiros “TED Talks” do dia a dia. Agora, com apenas um clique, todos os áudios podem ser transformados em texto — direto, rápido e, espera-se, objetivo. A transcrição aparecerá logo abaixo da mensagem de voz. Ótima ideia, não é?


Esta nova funcionalidade vai chegar nas próximas semanas e, para que tenhas acesso, terás de a ativar no teu telemóvel. Só tens de ir às Definições do WhatsApp, Conversas, e ativar a transcrição e escolher o idioma (disponível em português, inglês, espanhol e russo para já). Depois, para ver a transcrição, basta clicar no áudio recebido até aparecer a opção mágica: Transcrever.



Agora, a dúvida que surge é: será que o WhatsApp vai conseguir transcrever aquele amigo que fala tão rápido que parece que está em x2 ou aquela tia que acha que gravar áudios no carro com as janelas abertas é boa ideia? É uma dúvida que vais poder esclarecer em breve.


Ah, e, para evitar confusões, o texto transcrito só aparece para quem recebeu o áudio - não para quem enviou. Assim, ninguém precisa ficar paranoico ao ver as suas palavras “auto-interpretadas” por um robô que pode confundir “crush no parque” com “crash no parque”.


A próxima funcionalidade do WhatsApp poderá ser resumir os áudios, o que achas? É que ler uma mensagem retirada de um áudio de 10 minutos é capaz de dar um bom testamento.




A RFM perto de ti