És Almeida? Esta é a história do teu apelido!

Ana Margarida Oliveira
Ana Margarida Oliveira



Se és um dos quase 240 mil com apelido Almeida, vais ficar a saber qual é a origem do teu nome de família e olha que vem desde os primórdios da nossa nação valente!


Para já, e porque é sempre motivo de orgulho, Almeida quer dizer “o glorioso” ou “a conquista gloriosa”. É um nome de origem árabe al majíd, ou seja, “o glorioso”. Também pode significar, na área da geografia, “a planície”.


Conta-se que a primeira vez que “Almeida” entrou para os registos da História de Portugal foi aquando da tomada aos mouros do Castelo de Al-Mêda (em terras de Ribacôa) pelo bravo cavaleiro D. Payo Guterres Amado, em 1190.


Antes de passarmos à tomada do castelo por D. Payo Guterres Amado, vamos olhar para o local do castelo de Almeida de Ribacoa, nas margens do Coa, hoje, município de Sabugal e de Foz Coa, na sub-região do Douro.



Após a conquista aos mouros, o nobre D. Payo tornou-se o senhor do castelo por indicação do rei D. Sancho I e ganhou a alcunha de “Almeidão”.
O castelo passou para os seus descendentes e Almeida começou a ser usado como nome de família.

O filho de D. Payo Guterres Amado, chamado Pedro Paes de Almeida, terá sido o primeiro português a usar este apelido.



O valente e glorioso cavaleiro D. Payo Guterres Amado era filho de Soeiro Paes Amado e de D. Justa Pais, filha do alcaide-mor Paio Guterres da Silva e ainda neto de D. Moninha Guterres, dama da rainha D. Teresa.

Acrescentam também os entendidos que a conquista foi “gloriosa” como indica o próprio significado da palavra “almeida” e sugere também que o castelo é um local glorioso.



Posto tudo isto, Almeida tem origem toponímica. Quer isto dizer que remete para o nome de um local como é, neste caso, o castelo de Almeida e surge de um nobre e valente cavaleiro.



O Brasão da Família Almeida foi concedido em 1494.

E há ainda mais uma curiosidade. Os funcionários que limpavam as ruas e recolhiam o lixo da cidade de Lisboa chamavam-se “almeidas” exatamente porque, em tempos idos, eram eles praticamente todos naturais de Almeida.


Se o teu apelido é Almeida descendes muito provavelmente de famílias de Almeida ou mesmo do nobre Pedro Paes de Almeida, filho do destemido D. Payo Guterres Amado, o "Almeidão".

Almeida é o 17º apelido mais comum, em Portugal.




A RFM perto de ti