Não dês gelado ao teu cão!

HÁ QUEM PARTILHE REGULARMENTE COMIDA COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. NO ENTANTO PODE NÃO SER BOM PARA A SUA SAÚDE

Madalena Costa
Madalena Costa


O calor não tem dado tréguas e, tal como a maioria das pessoas, também os animais de estimação precisam de se refrescar. Um gelado ou até uma bebida bem fria podem saciar muitos de nós e há quem partilhe estes refrescos e outros doces com os seus patudos.


Um vídeo de uma mulher a partilhar o seu gelado com o cão abriu esta discussão há algum tempo, mas esta não deixa de ser muito atual e de provocar ainda várias reações. Há quem não veja mal nenhum, mas a ciência já provou que a partilha de doces com os animais de estimação é altamente desaconselhável.



Relativamente aos gelados, estes contêm, na maioria das vezes, leite. Este é um ingrediente que pode ser nocivo para a saúde do teu patudo, uma vez que muitos cães podem ser intolerantes à lactose.



Um outro estudo sobre as razões que estão por detrás da obesidade em animais aponta para o facto de 54% dos donos partilharem comida com os cães e gatos, sem pensarem na composição dos alimentos que lhes estão a oferecer.


Para além disso, os cães, em especial, costumam cheirar e lamber, muitas vezes, aquilo que encontram no chão. E, rapidamente, estão próximos de caixotes de lixo e até de outros cães.


O ideal mesmo é desfrutar de um gelado, de um pedaço de chocolate, de uma sobremesa sem a partilhar com o teu cão. Para eles, há várias opções ajustadas à alimentação e à composição do seu organismo. Por isso, não arrisques a saúde do teu amigo de quatro patas, mesmo num dia de muito calor!




A RFM perto de ti