Diz-nos quem sabe que a Rádio, a música e o FCP são as três grandes paixões do Daniel Fontoura. Ama-as de igual forma, dedica-se-lhes com profundo empenho, vive-as com exaltada dedicação.

E nós, aqui na RFM, não tiramos uma vírgula a esta grande declaração! É de coração verdadeiramente apaixonado que Daniel Fontoura faz rádio, é com entusiasmada e empolgada entrega (vê-se logo na expressão da sua cara) que canta e é com - faltam-nos as palavras! – fervoroso e desmedido ímpeto e furor que nos fala do FCP. E nós amamo-lo, na mesma 😊



O Dani, ou também o Fontoura, como às vezes lhe chamamos, faz 39 anos e conjuga nas suas feições um ar sonhador e, ao mesmo tempo, atento. O que é raro numa pessoa, porque quem tem ar de sonhador não tem cara de atento. E esta raridade de pessoa é nosso colega e é nosso amigo. Este sonhador nunca desiste de nada nem de ninguém e este atento apoia, ajuda, resolve e não larga todos aqueles que dele precisam e todos os assuntos que dele dependem.

Nascido em Gaia, ou seja, na capital do mundo, na freguesia de Mafamude – esta é que é a capital do mundo – e criado em Canidelo – aqui é que é a capital do mundo - o Daniel tem as suas raízes muito presentes, apesar de se adaptar muito bem a todos os locais. Veio, em 2010, viver para Lisboa – que é uma cidade portuguesa, perto da foz do rio Tejo. Foi neste ano que o Daniel transitou da Mega Hits, no Porto – uma cidade em Portugal relativamente perto de Gaia – para a mesma rádio em Lisboa.

Depois, em 2017, passou da Mega Hits, onde tinha entrado em 2001, para a RFM.



Pois bem, este nosso colega é um lutador de gabarito e raramente desiste! Na verdade, o Daniel é muito persistente quando sabe o que quer. Fontes tremendamente próximas garantem-nos que foi assim que conquistou a sua Marta!



E foi desta mesma forma persistente e lutadora que fez o casting para o Curto Circuito que apenas perdeu para o vencedor, o João Manzarra. Foi e vai sempre atrás do que o faz feliz e daquilo que sabe que consegue fazer.

E é tudo isto exatamente o que acontece igualmente com a música. Foi também a paixão, a persistência e um bom sentido de aventura que o levou a um concurso de talentos, em 2013: o Fator X. Um dos jurados não lhe deu a “cadeira” e a sua saída gerou muita polémica junto dos fãs, na altura. Bem nos lembramos! Mas o Dani a ser Dani foi convidado para cantar, na gala final, e foi!

Na verdade, cantar é coisa que o Dani faz desde pequeno, porque em casa do Dani canta-se. A mãe e os tios cantam, portanto como não cantar?

A sua 1ª atuação de todas foi no infantário e partir daí nada mais o parou.

No 3º ciclo formou uma banda chamada “Ultimate Boys”. Eram 5 elementos e atuavam em festas e em eventos organizados por associações e participaram num concurso de talentos no Coliseu.

Depois, já na faculdade, no ISAG (onde também foi Presidente da Associação de Estudantes), claro que cantava na tuna e atuava e foi mesmo Magister da tuna académica.



Seguiram-se os “Slide”, uma banda já mais a sério. Esta banda do Dani editou um álbum de originais e fez parte da banda sonora dos “Morangos com Açúcar” e das novelas “Espírito Indomável” e “Sentimentos”, na TVI.



E, depois, formaram-se os “Fryo”! Com esta banda, entre muitas atuações, o Dani fez a 1ª parte do concerto da Bonnie Tyler, no pavilhão multiusos de Guimarães. Não, não é para todos!



Que tesourinhos maravilhosos!!!!!

A par de toda esta atividade musical, com as bandas, atuações, concertos, gravações, e enquanto estudava, o Dani também trabalhou em bares com karaoke. Aliás, o Dani canta sempre que pode! É frequentemente convidado para cantar nos casamentos dos amigos ou festas (antes da pandemia) e nunca diz que não. O Dani nunca diz que não. É das pessoas mais disponíveis que conhecemos.

Na RFM, é igual. Sempre que lhe é solicitada qualquer coisa, o Dani aceita e faz. É um facilitador também na vida pessoal. Nunca deixa um amigo pendurado, nunca diz que não pode fazer, tenta deitar a mão a tudo. Por esta razão, às vezes, chega atrasado 😊 Como não chegar?!

Também é perfecionista. Há quem conte que, nos seus primeiros anos de rádio, a autoexigência era de tal ordem que gravava e regravava e regravava e apagava e gravava de novo até estar uma fila de colegas formada à porta do estúdio. Na RFM, é um profissional de mão cheia. Dedicado, empenhado e super responsável. É multifacetado e faz o WI-FI, na RFM, e os famosos lives, com o Rodrigo Gomes e com a Joana Cruz!



Como comunicador ainda faz mais com a sua voz! Foi speaker da Federação Portuguesa de Futebol, em vários jogos de futebol, de futsal e de futebol de praia e é ainda speaker em vários torneios de rugby. Tal como também é comentador na SportTv pelo FCP. E é neste ponto, e só neste ponto, que vemos o Dani exaltar-se 😊. Não na televisão, mas quando o ponto da conversa é o FCP. Das 3 paixões, é só esta que o tira do sério! Com a música diverte-se, à rádio dedica-se, com o FCP exalta-se.

Só que, “emoção extremada ao FCP” à parte, o Dani é um bem-disposto e ótima onda, apesar de nunca deixar de dizer o que pensa que deve dizer, sem qualquer tipo de ímpeto (daquele do género futebolístico). Sempre educado e respeitador!

Adora festas e adora estar com os amigos, adora rir e conversar, adora um bom vinho e, tirando marisco, come literalmente tudo e se forem amendoins ou gomas é a loucura. Até da Indonésia já lhe trouxeram amendoins!



Este amigo e colega, tão presente e disponível, genuíno e emotivo, ativo e participativo, tem um coração gigante e sorri com uma enorme facilidade e só quando tem coisas muito sérias para dizer é que faz um certo trejeito muito típico com os olhos. Quando fala do FCP, até fecha os olhos 😊



Querido Dani, muitos parabéns!


Queremos que sejas muito feliz!


Que bom que é estares connosco, na RFM!