Ser mãe é um passo importante na vida de qualquer pessoa. É uma decisão que muda para sempre as nossas vidas. Por isso, é também uma escolha muito íntima, sendo que aqui não há certo nem errado.


Será que há uma idade certa para se ser mãe? Alguns estudos apontam para depois dos 30 anos.


Um estudo desenvolvido pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, mostra que as mulheres que são mães mais tarde são, em média, mais seguras e têm uma condição financeira e relacionamentos mais estáveis do que as mães na casa dos 20 anos. Esses fatores podem, por si só, explicar as diferenças no desenvolvimento infantil?

Várias investigações referem que as mães mais velhas têm maior maturidade emocional, tendem a perdoar mais e são mais flexíveis na educação dos seus filhos. E isso pode ter uma grande influência no desenvolvimento da criança.



Recentemente, um estudo do Instituto Max Planck descobriu que crianças com mães mais velhas tiveram um melhor aproveitamento em testes de habilidade cognitiva do que aquelas nascidas de mães mais jovens.


No entanto, há sempre o outro lado da moeda. Ser mãe tarde, mais especificamente depois dos 35 anos, está também associado a problemas de fertilidade ou a gravidezes de maior risco. O que podemos concluir é que em qualquer idade há prós e contras.

A única conclusão que estes estudos referem é que ser mãe depois dos 30 pode estar associado a uma maior maturidade e confiança do que aos 20 anos.

Mas essa não é uma norma e, claro, ser mãe vai ser sempre uma decisão pessoal, relacionada com o contexto de cada pessoa. E se escolheste e pudeste ser mãe, hoje é dia para se celebrar! Feliz Dia da Mãe!