Há algumas semanas que a maioria do país tem vivido a última fase do plano de desconfinamento. No entanto, alguns concelhos, semanalmente, recuam ou avançam neste plano e chegou a vez de Lisboa.


Na região de Lisboa e Vale do Tejo, tem-se verificado uma subida de casos de Covid-19 e do R (t), que tem subido em todo o país, mas a grande preocupação está nesta zona do país.


Nessa região, o R (t), que indica o índice de transmissibilidade da doença, fixa-se em 1,14 - um valor que já está muito acima do recomendado. Tendo em conta estes novos dados, o Governo apresentou, esta terça-feira, em conferência de imprensa, as novas medidas para a região de Lisboa e Vale do Tejo.


- Vai existir uma aceleração na vacinação na região de Lisboa e Vale do Tejo, com as pessoas com 40 anos a serem vacinadas a partir de 6 de junho e a faixa dos 30 anos, a partir do dia 20 de junho;


- Os alunos, docentes e não-docentes do 3.º ciclo, Ensino Secundário e Ensino Superior vão ser testados a partir de 27 de maio;


- Também vão ser testados estafetas, taxistas e condutores de TVDE, a partir de 28 de maio;


- Em bairros onde há mais convívio, como Bairro Alto ou Cais do Sodré, vão existir unidades móveis disponíveis para testar e sensibilizar para o distanciamento físico e outras medidas de proteção individual.


- Vão ser instalados ainda postos móveis de testagem e campanha de testagem na restauração, hotelaria, mercados e feiras, a partir de dia 31 de maio.



Com estas novas medidas, espera-se que a região de Lisboa e Vale do Tejo tenha uma redução de casos positivos de Covid-19.

Além de todas estas medidas, o Governo sensibilizou todos os portugueses para a manutenção das regras de higiene e de etiqueta respiratória, como a utilização de máscara, o distanciamento social e a lavagem frequente das mãos.


A luta contra este vírus ainda não está ganha e dependemos das ações de todos nós!