Avelino Vaz Maia nasceu em 1988, em Lisboa, e cresceu no antigo Bairro da Curraleira, nas Olaias. Filho de pai de étnia cigana e de mãe não cigana, Avelino deixou a escola aos 16 anos para começar a trabalhar em negócios de família.

Em paralelo, mantinha e nutria a sua paixão pela música que o levou ao sítio onde está hoje. Avelino é também Nininho Vaz Maia, um cantor que está a agitar a música em Portugal com a sua influência cigana, que tanto o orgulha e que faz questão de trazer às suas letras.


A forma como se tornou conhecido na música não deixa de ser curiosa. Em algumas entrevistas, Nininho conta que, em 2013, estava a cumprir um ano de prisão domiciliária depois de se ter envolvido numa rixa entre dois grupos. O confinamento forçado gerou muito tédio e Nininho decidiu pegar na sua guitarra para gravar um vídeo e enviar à irmã. A irmã enviou à prima e a prima quis partilhar o seu talento com a internet e colocou-o no Youtube.

Estava dado o primeiro passo para a ascensão da sua carreira na música. Nininho surge em tronco nu, com uma guitarra e é possível ver a pulseira eletrónica no tornozelo. O ritmo, a letra e a voz são as que conhecemos dos dias de hoje. O vídeo já soma mais de 3 milhões de visualizações.



Nininho confessa mesmo, à NiT, que se não fosse esse vídeo provavelmente não estaria onde está hoje. Começou a ser cada vez mais seguido e acarinhado pelas pessoas e esse foi o impulso necessário para começar a compor mais músicas.


Em 2019, começou a cantar e a produzir as próprias músicas e a somar milhões de visualizações no Youtube. Esta notoriedade levou-o a ser convidado para uma novela da TVI, e mais tarde para o programa “All Together Now”, enquanto jurado.

Recentemente, esteve no Wi-Fi da RFM onde nos desvendou mais curiosidades sobre si.



 


Hoje, é uma voz cada vez mais conhecida dos portugueses. Nininho quer sobretudo desmistificar os preconceitos em relação à comunidade cigana e trazer uma maior abertura com a sua música. O sucesso é garantido nos dias de hoje, mas o cantor tem mais objetivos. O próximo passa por levar a sua música até Espanha, país da mulher e com uma grande ligação à cultura cigana.


Por agora, aproveita o sucesso do seu primeiro álbum, “Raízes”, lançado a 2 de julho, e que já é um fenómeno nas plataformas digitais.