Quantas vezes já te aconteceu olhares-te ao espelho e gostares do que vês, mas depois nas fotografias a realidade é outra? Para ti, ter uma fotografia que gostes significa tirar centenas de fotografias? Os teus amigos insistem que ficaste bem, mas só tu és capaz de ver coisas que não gostas.


De certeza que já passaste por isto e temos um segredo para te contar: não és o único. Poderíamos dizer que a grande maioria das pessoas não gosta de se ver em fotografias, mas não queremos generalizar. Afinal, do que se trata? Os teus amigos não gostam assim tanto de ti ao ponto de te mentirem e dizerem que ficaste bem? És mesmo tu que estás condenado a ficar mal em todas as fotografias?

Felizmente, nenhuma das perguntas anteriores são válidas. A culpa é da ciência. Quando se trata da diferença entre o que vês ao espelho e numa fotografia existem dois fenómenos psicológicos em jogo: o viés de auto-aperfeiçoamento e o efeito de mera-exposição.



O viés de auto-aperfeiçoamento prefere o parecer ao ser e é acharmos que estamos muito melhor do que aquilo que estamos na realidade. Por exemplo, em 2008, foi feito um estudo em que a maioria dos participantes escolheu fotos manipuladas de si próprios, quando solicitados para identificarem a imagem “real”, enquanto estranhos escolheram com precisão fotografias sem qualquer tipo de manipulação dos mesmos indivíduos.


O outro fenómeno, o efeito de mera-exposição, leva-nos a estar mais confortáveis com aquilo que vemos com frequência. Quer isto dizer que, como não estamos habituados a ver-nos de todos os ângulos e situações, como as pessoas que contactam connosco, é muito mais provável que as fotografias nos pareçam muito mais diferentes do que aquilo que o espelho nos mostra.

Mas uma fotografia pode ocultar muita coisa e a beleza pode ser ajustada consoante a pose. Para isso, conheceres o teu corpo é um fator importante que te pode ajudar e muito na hora de posar para a fotografia.

O ideal é treinares as tuas poses e os teus melhores ângulos à frente de um espelho. Caroline Guntert, uma modelo de 26 anos, diz à Vice que, desde que começou a treinar no espelho, a sua perceção em relação às suas próprias fotografias melhorou muito.

Depois ter um bom fotógrafo que saiba as melhores poses, ângulos e trabalhar com a luz é tudo um outro universo que pode melhorar as tuas fotografias. Toda esta forma de comunicação é eficaz mas que nem todos têm à disposição. Convencer alguém a tirar-nos fotografias já por vezes uma missão impossível.

Já para não falar que confiança é tudo. Seja para as fotografias ou não. Se te sentires bem contigo próprio isso irá ficar registado na câmara. Não vejas cada fotografia como um julgamento da tua aparência. Vê como uma forma de descobrires mais coisas sobre a tua aparência, que não têm de ser necessariamente más.