Há rankings para tudo e também, claro, para as universidades. E há universidades portuguesas na lista das melhores do mundo!


Este ranking é feito a nível mundial e é da responsabilidade da QS World University. O estudo coloca as Universidades do Porto, de Lisboa, de Coimbra, do Minho, de Aveiro, a Universidade Nova e a Universidade Católica no grupo das melhores universidades do mundo.




As métricas usadas pela QS World University Rankings 2022 avaliam 1300 universidades de todo o mundo e têm em conta os seguintes fatores:

- international students ratio

- international faculty ratio

- faculty student ratio

- citations per facultaty

- academic reputation

- employer reputation


No pódio estão em 1º lugar o MIT (Massachusetts Institute of Technology) nos EUA, em 2º lugar a University of Oxford, no Reino Unido, e o 3º lugar pertence, em conjunto, à Stanford University, nos Estado Unidos, e à University of Cambridge, no Reino Unido.


Quanto às universidades portuguesas estão classificadas, neste ranking, por esta ordem: Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho e Universidade Católica.




Parabéns pelo bom trabalho destas nossas 7 universidades. O reconhecimento internacional é sempre um espelho do empenho e do esforço de todos os elementos que compõem as nossas universidades!

Vê aqui o ranking completo.