O verão terminou na quarta-feira, 22 de setembro, e, associado também a um mês de recomeços e regressos à rotina, podes sentir um leve sentimento de tristeza, alguma desmotivação e um insistente querer voltar às férias.

Felizmente, nem todos vivem a realidade desta forma e conseguem mesmo ver conforto e tranquilidade em dias cinzentos e de chuva. Mas, podemos quase afirmar, com certeza, que a maioria não troca um dia de sol pela chuva. Para não tornar este texto algo negativo para ti, decidimos inverter a situação e mostrar formas de melhorar o humor, quando os dias lá fora não transmitem muita alegria. Estes conselhos são de um psicoterapeuta citado pelo The Guardian.


Manter hábitos saudáveis


A mudança de estações pode ter um impacto muito grande na saúde mental de algumas pessoas. Mais do que imaginamos. O psicoterapeuta Rakhi Chand diz ao The Guardian que sem sol e dias luminosos é ainda mais importante fazer exercício físico, comer bem, socializar e manter um padrão de sono regular.

A terapia da luz


Esta técnica, que tem vindo a ser estudada desde os anos 80, baseia-se no poder de uma luz artificial para ajudar nos sintomas de depressão sazonal.
Chand diz que estar exposto a uma lâmpada LED, ou lâmpada semelhante à luz solar, durante 30 minutos, pode trazer grandes melhorias no humor.



Tomar vitamina D


A vitamina que é produzida na pele durante a exposição ao sol é muito importante para o funcionamento regular do organismo.
Por isso, em dias cinzentos e chuvosos, o mais provável é não produzi-la. Isso também pode ter impacto no humor. Alguns estudos mostraram uma relação entre a falta de vitamina D e sintomas associados à depressão.
Por isso, o psicoterapeuta recomenda a toma de vitamina D, em comprimidos, como uma hipótese para melhorar o nosso estado de espírito no inverno. Mas não deixa de aconselhar também uma consulta com o teu médico. Fala com ele sobre isto.

"Abraça" o mau tempo


Mau tempo não tem de significar ficar fechado em casa. Aproveita para saíres da tua zona de conforto, também conhecido como o teu sofá, e fazeres, por exemplo, uma caminhada à chuva. Hoje em dia, não há desculpas, porque há cada vez mais calçado e vestuário impermeáveis para te ajudarem a fazer frente ao mau tempo e tornar uma caminhada à chuva o mais prazerosa possível.



Entra no Outono com o pé direito!