A solidão é um sentimento que, tomando conta de nós, apodera-se do nosso corpo e mente. A solidão não escolhe idades, nem géneros, mas é vivida especialmente na terceira idade. Nos dias que correm, o tempo escasseia para longas conversas e atenção. Quantas vezes te cruzaste com um desconhecido na rua e ficaste horas e horas a falar com ele sobre tudo e sobre nada?


Para combater a solidão, os Países Baixos decidiram implementar algumas medidas simples e inovadoras que podem fazer toda a diferença na vida das pessoas. Já pensaste que numa ida ao supermercado te podes cruzar com alguém que anseia por uma simples conversa?

A cadeia de supermercados neerlandesa Jumbo - não o que conhecemos agora por Auchan – vai abrir 200 caixas registadoras para clientes que não estão com pressa e queiram conversar.



Aqui, o tempo não conta e, enquanto os alimentos passam pela caixa registadora, pode-se ter a conversa de uma vida. E há mais novidades nesta cadeia de supermercados: vão ser criados “cantinhos aconchegantes de socialização”, segundo a Vice, onde os clientes podem tomar café e conversar.


Esta iniciativa não é nova no país. Em 2019, foram criadas estas caixas especiais e o sucesso foi tão grande que agora vão voltar. A solidão é uma preocupação cada vez maior nos Países Baixos: um em cada idoso com mais de 75 anos sente-se solitário neste país. Por isso, o Governo tem-se desdobrado em iniciativas para tornar a vida dos idosos, e das pessoas em geral, mais cheia.

Se, neste momento, estivesses num supermercado, ias para uma destas caixas?