Haverá melhor coisa do que chocolate? Há, sobretudo para os que não o apreciam tanto, mas chocolate será sempre a desculpa perfeita para tudo.

Para celebrar, confortar, ganhar motivação. É um alimento versátil, que se adapta a qualquer situação, pessoa, cultura e estação do ano, ainda que no verão se derreta mais, não deixa de ser delicioso, sobretudo nos gelados.


E sabes qual é o chocolate preferido dos portugueses?

De todos os tipos de chocolate, é o que tem o sabor mais amargo que os portugueses preferem: o chocolate preto, ou seja, aquele que tem uma maior percentagem de cacau.

Depois do paladar se habituar, não se quer outra coisa, dizem aqueles que se convertem ao chocolate preto.



O estudo TGI da Marktest mostra que esta é uma nova tendência face a anos anteriores. Até aqui, o clássico chocolate de leite era o vencedor, mas nos últimos anos (entre 2008 e 2020) tem perdido para o chocolate preto.


São os indivíduos entre os 25 e os 34 anos que consomem mais chocolate e, em termos de género, são as mulheres que vencem (63,1%).


Não há horas ideais para comer chocolate e, segundo este estudo, os momentos em que os portugueses o preferem é a meio da tarde e depois do jantar. Seja para ganhar energia para o resto do dia, ou para adoçar as noites, o chocolate aquece o coração de qualquer um e a qualquer hora.