Estaladiço, quentinho e saboroso. Pronto para barrar manteiga ou uma compota, que derrete ao longo de alguns minutos. Há para o menino e para a menina e para todos os gostos e feitios, seja ele embalado ou pronto a sair do forno.


Se ainda estás com dúvidas, falamos-te de pão e o alentejano ganhou um novo destaque e dimensão. Isto porque o pão alentejano, mais concretamente da padaria “Seara do Pão”, ganhou a Medalha de Ouro de “Melhor Pão de Portugal”.


O pão fabricado pela padaria vencedora, que está localizada em São Miguel do Pinheiro, em Mértola, foi o escolhido entre vários outros no 10.º Concurso Nacional de Pão Tradicional Português.



Para o Pão de São Miguel, o segredo está no fermento, na farinha e na amassadura. Feito à moda antiga e em fornos aquecidos com lenha de estevas, este pão alentejano é amarelado de côdea rija e fica com um miolo fofo, após a cozedura.


O Prémio de “Melhor Pão de Portugal” já não é novidade para a padaria “Seara do Pão”, que arrecadou, em 2016 e 2017, a Medalha de Prata, e, em 2020, a Medalha de Ouro.


A par da "Medalha de Ouro" dada à padaria "Seara do Pão", também outras padarias e pastelarias foram agraciadas. Foram também entregues "Medalhas de Ouro" ao pão de trigo, da Panificadora Regional da Vermelha e do "Pão do Avô", ao pão de trigo das beiras, da padaria e pastelaria "Dias", ao pão de Rio Maior, da padaria e pastelaria "Magirus", ao pão regional da Benedita, da pastelaria "O Conquistador", entre vários outros.


O concurso distingiu também as melhores broas de milho e de centeio e pães com chouriço que, de certeza, vão deixar água na boca dos portugueses!