Já lá vai o tempo em que o telemóvel apenas servia para mensagens e chamadas.

Hoje em dia, é um faz tudo. Máquina fotográfica, agenda, computador, televisão. O que tu queres, ele faz. Só ainda não lê os pensamentos. E quem nunca preferiu antes ver séries no telemóvel do que no computador que atire a primeira pedra.


Mas esta relação de quase dependência com o telemóvel pode trazer consequências para a nossa saúde.

Por exemplo, a forma como agarras o telemóvel pode prejudicar-te. Também o costumas agarrar com os três dedos na parte de trás e com a base do telemóvel apoiada no dedo mindinho? É que essa, apesar de ser a forma mais prática de o agarrar apenas com uma mão, não é a mais benéfica. Até porque já existe uma condição associada a esta situação: “dedo mindinho de smartphone”.



Em termos práticos, poderá surgir uma pequena mossa na lateral do dedo mindinho e com o tempo poderão aparecer dores ao longo da mão. Esta forma de utilização pode ainda criar uma tensão nos ligamentos, provocando inflamação (tendinite) e intensificar artrites, se for o caso. E mais. Outros sintomas associados são ouvir estalidos, à medida que se mexe o dedo mindinho, dificuldade em mover os dedos ao acordar de manhã ou entorpecimentos dos dedos.



A verdade é que o nosso dedo mindinho não foi pensado para agarrar telemóveis. Além disso, é, de todos os dedos, o que tem menos força e por isso facilmente fica deformado. Como é que podes evitar este tipo de situação?

A primeira, e a mais óbvia, é não agarrar assim no telemóvel. Se não conseguires de outra forma, faz pausas pelo meio para o teu mindinho descansar. Depois, há sempre acessórios que podes usar para evitar esta posição: as pegas que se colocam na parte atrás do telemóvel para facilitar o seu uso. Em último caso, não te esqueças que, na hora da compra de um novo telemóvel, o tamanho importa. Opta por um telemóvel mais pequeno e vais ver que as tuas mãos vão agradecer com o passar dos anos. E tu também, porque não terás dores.