No Atom Bank, os trabalhadores vão dizer adeus às segundas-feiras ou às sexta-feiras.

Aqui as semanas de trabalho vão ter quatro dias e os fins de semana três. E os 430 funcionários do banco vão usufruir desta nova medida sem sofrerem qualquer tipo de corte nos salários.


O objetivo do Atom Bank, que se torna assim na maior empresa britânica a implementar as semanas de trabalho de quatro dias, é dar aos funcionários mais oportunidades para perseguirem as suas paixões, passar tempo com as suas famílias e construir um equilíbrio entre vida e trabalho, segundo Mark Mullen, CEO do banco, de acordo com o ‘Express’.


Os trabalhadores terão total liberdade para escolherem o dia a tirar: vão poder optar pelas segundas-feiras ou sextas-feiras. Ainda assim, em dias de muito trabalho, esta medida terá que ser adaptada. Ou seja, cada funcionário terá liberdade para gerir o seu trabalho e tempo.



O Atom Bank já tinha sido uma das empresas pioneiras no trabalho exclusivamente online, revela o ‘elEconomista’, e agora volta a estar em destaque com esta nova medida.


Em Portugal, esta realidade ainda parece distante. No entanto, já há empresas a implementar as sextas-feiras à tarde livres. Em Fátima, por exemplo, ninguém trabalha à sexta-feira à tarde e cada trabalhador faz o horário que quiser, desde que não comprometa o trabalho.