Vivemos na era da tecnologia, da inovação e da criatividade! Existem cada vez mais empresas, projetos e empreendedores portugueses a darem provas de como as suas ideias são realmente originais e inovadoras e que podem fazer a diferença no nosso dia a dia.



A startup Pavnext, inserida no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveu uma tecnologia que reduz a velocidade do carro, quando se aproxima de uma passadeira, sem ação do condutor.


A ideia saiu do papel e já está a ser aplicada numa passadeira junto a uma escola de Matosinhos.

O projeto desta empresa portuguesa entra em ação quando um carro se aproxima de uma passadeira e, através “da implementação de um dispositivo na estrada que capta a energia cinética do veículo”, a velocidade diminui sem que o condutor tenha de abrandar ou de parar.


Ora vê!



No entanto, a Pavnext não se fica por aqui e tem já outro projeto a ser testado no mesmo local. Neste caso, trata-se de uma outra tecnologia, que é um sinal luminoso que deteta o movimento de peões. Assim que alguma pessoa se aproxima, o pavimento ativa um conjunto de luzes para avisar os condutores.


A tecnologia, que tem mão portuguesa, é também sustentável, uma vez que a energia captada dos veículos é convertida em energia elétrica que pode vir a ser utilizada para diversas atividades como carregar carros elétricos.


O principal objetivo é aumentar a segurança rodoviária tanto dos condutores como dos peões, uma vez que se sabe que muitos acidentes são causados por excesso de velocidade. Com esta tecnologia, que está apenas em Matosinhos - para já! - muitas vidas podem ser salvas!