Empresa portuguesa cria tecnologia que reduz velocidade do carro sem ação do condutor

O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA TECNOLOGIA É REDUZIR ACIDENTES RODOVIÁRIOS E SALVAR VIDAS

Madalena Costa


Vivemos na era da tecnologia, da inovação e da criatividade! Existem cada vez mais empresas, projetos e empreendedores portugueses a darem provas de como as suas ideias são realmente originais e inovadoras e que podem fazer a diferença no nosso dia a dia.



A startup Pavnext, inserida no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveu uma tecnologia que reduz a velocidade do carro, quando se aproxima de uma passadeira, sem ação do condutor.


A ideia saiu do papel e já está a ser aplicada numa passadeira junto a uma escola de Matosinhos.

O projeto desta empresa portuguesa entra em ação quando um carro se aproxima de uma passadeira e, através “da implementação de um dispositivo na estrada que capta a energia cinética do veículo”, a velocidade diminui sem que o condutor tenha de abrandar ou de parar.


Ora vê!



No entanto, a Pavnext não se fica por aqui e tem já outro projeto a ser testado no mesmo local. Neste caso, trata-se de uma outra tecnologia, que é um sinal luminoso que deteta o movimento de peões. Assim que alguma pessoa se aproxima, o pavimento ativa um conjunto de luzes para avisar os condutores.


A tecnologia, que tem mão portuguesa, é também sustentável, uma vez que a energia captada dos veículos é convertida em energia elétrica que pode vir a ser utilizada para diversas atividades como carregar carros elétricos.


O principal objetivo é aumentar a segurança rodoviária tanto dos condutores como dos peões, uma vez que se sabe que muitos acidentes são causados por excesso de velocidade. Com esta tecnologia, que está apenas em Matosinhos - para já! - muitas vidas podem ser salvas!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Bombeiros da Maia surpreendem ...Bombeiros da Maia surpreendem jovem em isolamento no dia em que fez 18 anosUM GESTO SIMPLES E QUE ESTA JOVEM JAMAIS ESQUECERÁmaisPortugueses unem-se, mais uma ...Portugueses unem-se, mais uma vez, e ajudam criança que sofre de cancro raroCOM APENAS 10 ANOS, LEONOR ESTÁ A LUTAR PELA VIDA DEPOIS DE TER SIDO DIAGNOSTICADA COM UM SARCOMA, EM ABRIL DO ANO PASSADOmaisFicaste em isolamento? Vê o qu...Ficaste em isolamento? Vê o que podes fazer em casaMAIS DE 400 MIL PORTUGUESES ESTÃO EM ISOLAMENTO. NÃO DEIXES QUE O TÉDIO LEVE A MELHOR E PÕE EM PRÁTICA ALGUMAS DESTAS ATIVIDADESmaisRouxinol Faduncho está de volt...Rouxinol Faduncho está de volta com novas músicasMARCO HORÁCIO VOLTOU A DAR VIDA AO ROUXINOL FADUNCHO, QUE ESTÁ A LANÇAR NOVAS MÚSICAS TODOS OS MESESmaisOuvintes inspiram-se no vídeo ...Ouvintes inspiram-se no vídeo de Natal da RFM e mostram a sua Task ForceINSPIRA-TE NO VÍDEO DE NATAL DA RFM E MOSTRA-NOS FOTOS E VÍDEOS DA TUA TASK FORCEmaisApós (quase) um ano de emissão...Após (quase) um ano de emissão, programa de Cristina Ferreira chega ao fim"CRISTINA COMVIDA" CHEGA AO FIM, ESTA SEXTA-FEIRA, E CRISTINA FERREIRA E EDUARDO MADEIRA JÁ FIZERAM O SEU BALANÇOmaisSão de países diferentes, mas ...São de países diferentes, mas têm uma coisa em comum: salvaram a vida dos seus donosNORTH E TINSLEY PROTAGONIZARAM DOIS MOMENTOS HERÓICOSmaisMorreu Sidney Poitier, o prime...Morreu Sidney Poitier, o primeiro ator afro-americano a vencer um ÓscarTORNOU-SE UM ÍCONE DO CINEMA NOS ANOS 50 E 60 E FOI UM DOS PRINCIPAIS ATIVISTAS CONTRA O RACISMOmaisEmpresa portuguesa entra no no...Empresa portuguesa entra no novo ano a dar salário extra aos seus trabalhadoresESTA É UMA TRADIÇÃO COM 10 ANOS NESTA EMPRESA DE GUIMARÃESmais
Top