Turista polaco criticou os portugueses por estenderem roupa na rua e foi atacado

TUDO ACONTECEU NAS REDES SOCIAIS, ONDE O TURISTA FEZ UMA PUBLICAÇÃO A PEDIR UMA LEI QUE PROÍBA OS PORTUGUESES DE ESTENDEREM A ROUPA NA RUA

Madalena Costa


É certo e sabido que os portugueses são muito críticos consigo próprios e, muitas vezes, são os primeiros a apontar o dedo uns aos outros. No entanto, se as críticas chegam de turistas ou de estrangeiros, os portugeses unem-se e não há quem os pare quando chega a hora de defender os nossos valores e aquilo que de melhor temos por cá.


Ora, há poucos dias, um turista polaco, de 24 anos, esteve em Portugal, e deparou-se com um fenómeno que, para ele, é algo muito português. Pelas ruas onde passou, o rapaz chamado Chris Dobs viu estendais de roupa que se estendiam entre janelas e varandas - algo muito comum no nosso país - e acorreu ao Twitter para criticar.


Na publicação que fez, lê-se (em tradução livre): "A pior coisa sobre cidades portuguesas é a falta de uma lei que proíba as pessoas de colocar a roupa lavada na rua. Não estou a falar de ter um pequeno estendal na varanda, mas sim de pendurar calças num arame. Isto é um fenómeno português ou é algo típico do sul da Europa?"



Isto foi o que bastou para o tal rapaz receber muitas respostas de portugueses a criticá-lo e a defender o facto de se pendurar a roupa em arames ou fios para secar. Alguns internautas destacaram que existe alguma inveja por sermos um país com sol e ainda a opção de muitas pessoas que escolhem "entre ter máquina de secar e a conta de luz a aumentar ou colocar comida na mesa".


Perante a avalanche de respostas, o turista polaco acabou por eliminar a sua publicação e escreveu uma outra a desculpar-se. Na publicação, lê-se (em tradução livre), "ontem, eu 'twitei' a seguinte imagem com esta descrição. Estou ciente de que pareci muito rude e fiz papel de parvo, parecendo uma criança mimada. Lamento profundamente e não tenho nada contra as cidades portuguesas e o povo português."



Após o pedido de desculpas, Chris Dobs explicou ainda que se referia aos estendais, que podem ser colocados dentro das casas, e não às máquinas de secar que são mais dispensiosas, e percebeu que este hábito tão português se deve à falta de espaço em muitas casas.


Perante a remissão deste turista, muitos portugueses deram-lhe algum consolo e disseram-lhe para não se preocupar, uma vez que "nós, portugueses, estamos sempre a queixar-nos do nosso país, mas se ouvirmos alguém do estrangeiro a criticar, enlouquecemos. Temos um complexo de inferioridade enorme e estamos sempre à procura de validação externa".


Seguiram-se ainda outros internautas que, em jeito de brincadeira, escreveram que "é difícil compreender alguns hábitos das pessoas mais avançadas e bonitas do mundo".


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Foi assim, há 43 anos, o prime...Foi assim, há 43 anos, o primeiro concerto dos Xutos e Pontapés.13 DE JANEIRO É A EFEMÉRIDE QUE OS XUTOS GOSTAM DE ASSINALAR. EM 2011, ZÉ PEDRO CONTOU À RFM TUDO SOBRE ESTA DATA FELIZ.maisSuperAção é o novo mote dos at...SuperAção é o novo mote dos atletas paralímpicos que querem chegar a mais pessoasINCENTIVA, PRATICA E APOIA. VAMOS LEVAR OS PARALÍMPICOS PORTUGAL AINDA MAIS LONGEmaisÉs um grande fã de música? Tes...És um grande fã de música? Testa aqui os teus conhecimentos!UM QUIZ QUE VAI PÔR À PROVA OS TEUS CONHECIMENTOS SOBRE O MUNDO DA MÚSICAmaisMorreu o rato que ajudou a sal...Morreu o rato que ajudou a salvar vidas e a descobrir minas no CambojaTINHA 8 ANOS E TRABALHOU AO SERVIÇO DE UMA ONG, QUE O TREINOU PARA DETETAR MINAS E EXPLOSIVOSmaisCientistas portugueses descobr...Cientistas portugueses descobrem forma de impedir progressão de um dos cancros mais letaisUMA DESCOBERTA INÉDITA FEITA POR UM GRUPO DE INVESTIGADORES PORTUGUESESmaisO "barulho" vai voltar! Prepar...O "barulho" vai voltar! Prepara-te para a 4ª temporadaO jogo que cola os portugueses à rádio está de novo no ar! A emoção e o mistério do "que barulho é este, na RFM?" volta a fazer parte da tua vida e a dar-te a possibilidade de ganhares milhares de euros.maisJá existe uma ferramenta para ...Já existe uma ferramenta para não "perderes" o teu carro no estacionamentoASSIM QUE ESTACIONAS O TEU CARRO TIRAS UMA FOTOGRAFIA PARA NÃO TE ESQUECERES ONDE O DEIXASTE? CHEGOU A FERRAMENTA QUE VAIS USAR PARA SEMPRE!maisSabias que os cães conseguem d...Sabias que os cães conseguem distinguir diferentes línguas?NOVO ESTUDO DIZ QUE OS CÃES SÃO CAPAZES DE PERCEBER DIFERENTE IDIOMASmaisGaia: GNR corta autoestrada pa...Gaia: GNR corta autoestrada para salvar cão perdidoPARA A SEGURANÇA DO CÃO E DOS CONDUTORES, A GNR CORTOU A A1 PARA A OPERAÇÃO DE RESGATEmais
Top