As eleições legislativas acontecem daqui a 10 dias e, por isso, estão a ser organizados e preparados os procedimos para que tudo decorra com normalidade e em segurança.


Como cada voto conta e pode fazer a diferença, o Governo decidiu permitir que as pessoas infetadas com Covid-19 ou isoladas por terem tido um contacto de risco vão poder sair à rua para votar, excecionalmente.


E decorrente desse anúncio, soube-se, entretanto, mais pormenores.


As pessoas que forem votar, estejam ou não infetadas ou isoladas, só podem utilizar dois tipos de máscara: as cirúrgicas ou FP2. No parecer técnico sobre o processo eleitoral emitido, esta quinta-feira, pela Direção-Geral da Saúde, lê-se que os eleitores têm de "utilizar máscara cirúrgica ou máscara FP2 de forma adequada, durante todo o processo eleitoral", não sendo assim aceites as máscaras comunitárias.


Este é um exemplo das máscaras cirúrgicas e FP2 que vão ser aceites!



Também os membros das mesas de voto devem utilizar "máscara cirúrgica ou FP2, certificada e reutilizável", que deve ser trocada a cada quatro horas, tal como uma "bata com abertura atrás, de uso único e impermeável, manga comprida, punhos bem ajustados e que cubra toda a roupa".


As câmaras municipais vão também ter um papel importante neste processo eleitoral, uma vez que vão estar a distribuir máscaras a quem se deslocar para votar e a quem não tiver máscaras cirúrgicas ou FP2.


O Governo recomenda ainda um horário para as pessoas em confinamento obrigatório votarem, que é entre as 18h e as 19h da tarde, e ainda pede que se desloquem para as mesas de voto a pé ou de carro, evitando assim os transportes públicos.


Esta é apenas uma recomendação feita pelo Governo, que acredita que "os cidadãos vão dar uma prova de civismo", e é também uma forma de chamar os eleitores às urnas.


Em resumo, os eleitores devem, de acordo com o parecer técnico da Direção-Geral da Saúde:

1. Manter o distanciamento social enquanto aguardam a sua vez para votar;
2. Desinfetar as mãos antes de votar;
3. Utilizar de preferência uma caneta ou esferográfica própria para votar;
4. Desinfetar as mãos depois de votar e antes de sair do local de votação;
5. Seguir os circuitos definidos indicados nos locais de voto;
6. Respeitar a etiqueta respiratória, ou seja, tossir para o cotovelo - mesmo quando estiver a usar máscara - e não para as mãos;
7. Evitar contactos físicos;
8. Permanecer apenas o tempo necessário para exercer o direito de voto.