Só podes ir votar com estes dois tipos de máscara

A DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE EMITIU UM PARECER TÉCNICO ONDE ESTÃO DESCRITOS OS TIPOS DE MÁSCARA ACEITES NO DIA DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2022

Madalena Costa


As eleições legislativas acontecem daqui a 10 dias e, por isso, estão a ser organizados e preparados os procedimos para que tudo decorra com normalidade e em segurança.


Como cada voto conta e pode fazer a diferença, o Governo decidiu permitir que as pessoas infetadas com Covid-19 ou isoladas por terem tido um contacto de risco vão poder sair à rua para votar, excecionalmente.


E decorrente desse anúncio, soube-se, entretanto, mais pormenores.


As pessoas que forem votar, estejam ou não infetadas ou isoladas, só podem utilizar dois tipos de máscara: as cirúrgicas ou FP2. No parecer técnico sobre o processo eleitoral emitido, esta quinta-feira, pela Direção-Geral da Saúde, lê-se que os eleitores têm de "utilizar máscara cirúrgica ou máscara FP2 de forma adequada, durante todo o processo eleitoral", não sendo assim aceites as máscaras comunitárias.


Este é um exemplo das máscaras cirúrgicas e FP2 que vão ser aceites!



Também os membros das mesas de voto devem utilizar "máscara cirúrgica ou FP2, certificada e reutilizável", que deve ser trocada a cada quatro horas, tal como uma "bata com abertura atrás, de uso único e impermeável, manga comprida, punhos bem ajustados e que cubra toda a roupa".


As câmaras municipais vão também ter um papel importante neste processo eleitoral, uma vez que vão estar a distribuir máscaras a quem se deslocar para votar e a quem não tiver máscaras cirúrgicas ou FP2.


O Governo recomenda ainda um horário para as pessoas em confinamento obrigatório votarem, que é entre as 18h e as 19h da tarde, e ainda pede que se desloquem para as mesas de voto a pé ou de carro, evitando assim os transportes públicos.


Esta é apenas uma recomendação feita pelo Governo, que acredita que "os cidadãos vão dar uma prova de civismo", e é também uma forma de chamar os eleitores às urnas.


Em resumo, os eleitores devem, de acordo com o parecer técnico da Direção-Geral da Saúde:

1. Manter o distanciamento social enquanto aguardam a sua vez para votar;
2. Desinfetar as mãos antes de votar;
3. Utilizar de preferência uma caneta ou esferográfica própria para votar;
4. Desinfetar as mãos depois de votar e antes de sair do local de votação;
5. Seguir os circuitos definidos indicados nos locais de voto;
6. Respeitar a etiqueta respiratória, ou seja, tossir para o cotovelo - mesmo quando estiver a usar máscara - e não para as mãos;
7. Evitar contactos físicos;
8. Permanecer apenas o tempo necessário para exercer o direito de voto.



  • Partilha:

Artigos Recomendados
Rui Rio partilha o seu gato Zé...Rui Rio partilha o seu gato Zé Albino e provoca respostas dos outros candidatosAS PROVOCAÇÕES ENTRE PARTIDOS CHEGARAM AO TWITTER E À PARTILHA DE FOTOGRAFIAS DOS RESPETIVOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃOmaisO desaparecimento e a morte de...O desaparecimento e a morte de Amélie provocaram uma onda de consternaçãoNINGUÉM FICOU INDIFERENTE À MORTE DE AMÉLIEmaisAs imagens impressionantes que...As imagens impressionantes que mostram as inundações registadas em São MiguelO MAU TEMPO PROVOCOU INUNDAÇÕES E DERROCADAS EM SÃO MIGUEL E TAMBÉM NA ILHA TERCEIRAmaisNeve e geada em várias localid...Neve e geada em várias localidades portuguesasO FRIO INTENSO QUE SE TEM FEITO SENTIR TEM FEITO COM QUE A NEVE E A GEADA APAREÇAM EM VÁRIAS LOCALIDADES PORTUGUESASmaisDebatezinhos Café da Manhã: As...Debatezinhos Café da Manhã: As grandes questões... pelas mentes mais pequenasA EQUIPA DO CAFÉ DA MANHÃ DA RFM VAI FAZER DEBATEZINHOS SOBRE TODAS E MAIS ALGUMAS QUESTÕESmaisFazer a cama todos os dias: si...Fazer a cama todos os dias: sim ou não?É UMA QUESTÃO QUE DIVIDE A SOCIEDADE E EXISTEM BOAS RAZÕES, TANTO DE UM LADO COMO DO OUTRO, PARA ESCOLHERES FAZER A CAMA TODOS OS DIAS OU NÃOmaisEste é, provavelmente, o maior...Este é, provavelmente, o maior gato que vais ver e até é confundido com um cãoCOM APENAS 22 MESES, KEFIR PESA MAIS DE 12 QUILOS E PODE CHEGAR A MEDIR 1 METRO DE ALTURA E É POR ISSO QUE, MUITAS VEZES, É CONFUNDIDO COM UM CÃOmaisOs homens ficam mais atraentes...Os homens ficam mais atraentes com máscara, diz um estudoA MÁSCARA FAZ PARTE DA NOSSA VIDA E O MELHOR É QUE TORNA OS HOMENS MAIS ATRAENTES, SEGUNDO ESTUDOmaisPessoas isoladas vão poder sai...Pessoas isoladas vão poder sair de casa para irem votar no dia 30 de janeiroA DECISÃO DE DEIXAR AS PESSOAS ISOLADAS VOTAREM NO DIA 30 DE JANEIRO FOI TORNADA PÚBLICA NUMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA COM GRAÇA FREITAS E FRANCISCA VAN DUNEMmais
Top