Aqui, os dias de descanso começam à sexta-feira, depois do almoço, e vão até domingo. Esta é uma medida que só foi imposta este ano, nos Emirados Árabes Unidos. Até então, e desde 1971 - ano em que se tornaram independentes - que os fins de semana lá eram às sextas-feiras e sábados, uma vez que sexta é o dia sagrado, em que os habitantes o reservam para o seu culto religioso.


Agora, a partir das 12 horas de sexta-feira, os habitantes dos Emirados Árabes Unidos entram de fim de semana.

O objetivo desta alteração, que está em vigor no setor público e no sistema educativo, serve para facilitar os negócios internacionais, ao diminuir a discrepância entre os Emirados Árabes Unidos e o resto do mundo. Para as empresas privadas, fica à sua escolha adotarem ou não esta medida.

A notícia menos boa é que os habitantes dos Emirados Árabes Unidos vão passar a trabalhar mais 1h30. Será para compensar o alargamento do fim de semana? Não se sabe. Apenas foi confirmado que os trabalhadores, que antes trabalhavam das 7h30 às 14 horas, vão passar a terminar às 15h30.



Socialmente, segundo conta o The Guardian, esta medida foi aceite, mas com alguma polémica, uma vez que sexta-feira é um dia importante para este território muçulmano. Por isso, e para amenizar a reação dos mais céticos e promover a aceitação de todos, implementou-se o início do fim de semana depois de almoço à sexta-feira.