É o seu rosto que os torna diferentes e únicos. Os cães de focinho achatado são adorados por muitos, mas para o seu bem-estar, agora, vão ser proibidos na Noruega. Isto é, a criação e venda de bulldogs ingleses e cavalier king charles spaniels foi proibida na Noruega pelo Tribunal Distrital de Oslo.


O tribunal tomou esta decisão porque diz que em causa está a violação da lei de bem-estar animal. Estes cães são o resultado da reprodução seletiva - em que o dono escolhe os cães para acasalarem para terem crias com determinadas características - e isso tem um grande impacto na saúde destes animais. Ir contra a natureza, neste caso, coloca em causa o bem-estar destes cães.

Os bulldogs ingleses, que são fruto deste tipo de reprodução, sofrem, frequentemente, de síndrome obstrutiva das vias aéreas braquicefálicas por terem, por exemplo, um crânio pequeno e um focinho achatado, o que pode provocar dificuldade respiratória grave. Com o passar do tempo, podem também desenvolver problemas digestivos ou relacionados com a visão e audição.

Já os cavalier spaniels sofrem de problemas cardíacos, oculares, de articulações e, ainda, de dores de cabeça.



O tribunal considera que estes animais, que resultam da reprodução seletiva, não são saudáveis.

Segundo o The Telegraph, há quem considere esta decisão uma vitória, sobretudo para os cães, e há quem defenda que esta nova lei vai contribuir para o aumento da criação irresponsável e contrabando ilegal de cães, dada a popularidade destas raças.