Em tempos difíceis, há que fazer poupanças. Atualmente, há muitas autarquias que estão a gerir a água devido à seca que ainda se faz sentir. A par disso, há quem vá mais longe e poupe noutros recursos, como é o caso de Leiria que vai poupar na conta da eletricidade.


A Câmara Municipal de Leiria anunciou, esta terça-feira, que os custos da eletricidade na região iriam aumentar de quatro para nove milhões de euros este ano e, por isso, tomou-se uma decisão. O presidente da autarquia, Gonçalo Lopes, revelou, em declarações ao jornal "Região de Leiria", que vão acontecer grandes mudanças no que toca à iluminação das ruas.


E uma delas é reduzir o período de funcionamento da iluminação pública, que vai ser ligada mais tarde e desligada mais cedo, e ainda o número de postos de luz ligados. Pode parecer um gesto pequeno, mas o presidente da autarquia acredita que são "poupanças significativas".



No entanto, ainda não é certo o número de postos de eletricidade que vão ser reduzidos, uma vez que tem de se ter em conta a circulação de carros e de pessoas. É algo que está ainda a ser estudado e que tem de ser acordado com as diferentes juntas de freguesia da região.


Para já, o presidente da Câmara Municipal de Leiria assegura que a luz vai ser reduzida em zonas "onde há menos circulação de pessoas e de viaturas".


No que toca à redução de despesas, todos os euros contam e a conta da eletricidade pode ser o princípio...