Parabéns, Maro!

Quem é Mariana Brito da Cruz Forjaz Secca, mais conhecida por Maro, que passou à final da Eurovisão? Com apenas 26 anos, Maro está a dar que falar com a sua (nossa) música "Saudade, Saudade" e que já lhe valeu elogios vindos de vários países.


A música sempre fez parte da vida de Maro. Cresceu em Lisboa, numa família ligada à música - a avó é pianista e a mãe professora de música - e aos quatro anos começou a ter aulas de piano, segundo diz ao site Made in Portugal. Começou a escrever músicas com 11 anos, mas o “clique” só aconteceu quando estava a ouvir música, enquanto estudava para os exames nacionais, no secundário. Foi aí que se perdeu uma bióloga ligada ao estudo dos animais para ganharmos uma artista.


"Lembro-me que foi a música “Cais”, do Milton Nascimento. Foi aí que pensei ‘o que é que eu estou a fazer? Eu não vou nunca não dormir por qualquer outra razão, pelo menos que seja tão forte quanto eu sinto com a música’. Foi aí que se deu e que decidi mudar tudo”, revelou numa entrevista ao site Gerador, em 2020.


A música já a levou a viver em vários países. Aos 19 anos, Maro candidatou-se à escola de Berklee, em Boston, nos Estados Unidos, onde completou o curso de Professional Music. Depois foi viver para Los Angeles, Califórnia, onde foi agenciada pelo artista norte-americano Quincy Jones e fez parte da banda do britânico Jacob Collier. Antes de regressar a Portugal, Maro ainda viveu no Brasil e Paris.


A artista tem cinco discos editados e tem provado a todos o seu talento. A mãe já a conquistou. Numa entrevista à TSF, em 2020, a mãe de Maro, Cristina Brito da Cruz, não escondeu o orgulho : "Ela tem um timbre único, afinação que eu adoro, e precisão rítmica".




Em pleno confinamento, Maro começou a partilhar vídeos, no Youtube, em que convidava outros artistas para interpretarem com ela temas em colaborações remotas. Numa das atuações, Maro surgiu no ecrã com Eric Clapton para interpretaram “Tears in Heaven”, num momento épico.



O seu nome começou a ficar cada vez mais conhecido dos portugueses e atingiu muita popularidade quando participou no “Como é que o Bicho Mexe”, de Bruno Nogueira.


Daí para o Festival da Canção foi um tirinho. Agora são poucos os que não sabem quem é Maro, a vencedora do último Festival da Canção, com a canção “Saudade, Saudade”. Este tema é uma homenagem ao seu avô, que morreu recentemente. No vídeo de apresentação da música, a cantora disse que escreveu o tema para o relembrar e, por ser tão pessoal, tinha de ser mesmo ela a cantá-lo.



Maro representa Portugal com um coro feminino composto por cinco cantoras portuguesas - duas delas participaram neste Festival da Canção. São elas Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Beatriz Fonseca, Diana Castro e Milhanas.