Assim que, esta terça-feira, saíste de casa deves ter-te apercebido de que o céu estava com uma cor diferente do habitual... Para tal, há uma explicação!


O nosso país está a ser atingido por poeiras vindas do Norte de África, mais concretamente, do deserto do Saara, influenciadas pela depressão Célia, que está também a afetar a ilha da Madeira. No resto do país, o céu mudou de tonalidade e está alaranjado.


Diz o jornal "Observador" que se trata de um fenómeno chamado "chuva de barro", que é "o transporte de partículas de areia do deserto do Saara para a Península Ibérica", e que vai afetar, sobretudo, o Norte e o Centro do país.


Assim que os portugueses começaram a dar conta, acorreram às redes sociais para questionar a razão deste fenómeno e não o fizeram sem partilhar algumas fotografias.









Espera-se que as poeiras e o céu alaranjado se mantenham até domingo, dia 20 de março, e, por isso, podes ir-te habituando à cor que vais ver nos próximos dias. Também algumas localidades de França e de Espanha estão a ser afetadas pelas poeiras vindas do deserto do Saara.




(Imagens: Reprodução do Facebook Meteo Trás os Montes)