Há 34 anos que Evgueny Mouravitch está em Moscovo, na Rússia, como correspondente da RTP para noticiar aquilo que por lá se passa.


É um nome e uma cara que não são estranhos aos portugueses e, por isso, muitos estavam apreensivos pelo jornalista que se manteve, até ao momento, na Rússia, onde estava a dar conta do conflito com a Ucrânia.


Numa altura em que a tensão cresce de dia para dia e em que existem muitas limitações à liberdade de expressão e ao direito de informar, Evgueny Mouravitch deixou para trás a Rússia, e voltou para Portugal, onde foi recebido nas instalações da RTP.


Ao chegar, o correspondente foi aplaudido por muitos colegas, tal como mostra um vídeo publicado pela jornalista Dina Aguiar. Nas palavras da pivô, Evgueny Mouravitch “foi forçado a sair da Rússia depois de o poder russo ter fechado o cerco à comunicação social e impedido a liberdade de expressão” e, por isso "é um dos heróis do jornalismo pelo seu rigor e pela sua coragem".



Os comentários na publicação de Dina Aguiar destacaram o "gesto bonito", "o merecido aplauso" e o "profissionalismo e coragem" de Evgueny Mouravitch.



(Imagens: Reprodução de vídeo do Facebook de Dina Aguiar)