À semelhança de outras empresas e marcas, também a cadeia McDonald's fechou os restaurantes na Rússia. Os russos, assim que souberam desta notícia, correram para o McDonald's mais próximo para comerem o seu último hambúrguer, ou para açambarcarem menus e mais menus para encherem o frigorífico ou para venderem online por centenas de euros.


Não contente com a decisão, a Rússia decidiu criar uma cópia da McDonald's. O nome é diferente - Tio Vânia -, mas o logótipo é muito semelhante à cadeia de fast food americana. O famoso "M" ficou deitado e agora é um "B", o equivalente à letra "V" no alfabeto cirílico.

A notícia é avançada pela agência noticiosa russa RIA que diz que a empresa Russkoye Pole Logistic deu entrada na Rospatent (que gere a propriedade intelectual) com um pedido de registo da marca "Tio Vânia".



Esta é uma das novas medidas apresentadas face ao encerramento de várias lojas na Rússia. Foram muitas as marcas que deixaram para trás o mercado russo, desde o início da guerra na Ucrânia.