Se a segunda-feira é o teu dia da semana preferido, este texto não é para ti. Porém, antes de saíres daqui, pensa “conheces alguém que sofre com as segundas-feiras?”. Se sim, envia-lhes este texto, porque vais perceber o porquê de muitas pessoas sofrerem com este dia da semana.


Não se trata de um capricho, está cientificamente provado que o humor das pessoas às segundas-feiras é mais baixo.
O site HuffPost pediu a vários especialistas em saúde mental para que detalhassem os diferentes motivos que levam a que muitas pessoas não gostem de segundas-feiras.




O ritmo natural do teu corpo está confuso


Se trabalhas de segunda a sexta, é normal que ao fim de semana tenhas um ritmo de vida mais lento. O corpo e a mente precisam de desligar da semana de trabalho, por isso escolhes o fim de semana para dormir até mais tarde ou para fazeres aquela coisa tão importante que é NA-DA!


O problema chega às segundas-feiras. O teu corpo habitua-se a esta quebra de ritmo e, quando tens de regressar ao trabalho e à rotina, é normal que seja mais doloroso.

“Dormir mais aos fins de semana é uma coisa boa, mas mudar os padrões de sono a cada cinco ou seis dias pode atrapalhar os ritmos naturais do corpo”, disse Sanam Hafeez, neuropsicólogo citado pelo HuffPost. “Então, mesmo que tenhas uma boa noite de sono ao domingo à noite, ainda podes sentir sono à segunda-feira. Quando estamos cansados, ficamos mais facilmente impacientes e descontentes do que o normal.”



Sensação de perda da liberdade


“A razão mais comum pela qual as pessoas acham as segundas-feiras tão difíceis é porque vivem dois dias de liberdade e diversão”, disse Hafeez. “Mesmo que os fins de semana ainda sejam uma época movimentada, há muitos momentos (por exemplo, acordar mais tarde, sair para almoçar) para relaxar. Essa enorme mudança emocional pode tornar as segundas-feiras realmente terríveis e difíceis para alguns.”

Às segundas-feiras, as pessoas sentem falta da leveza que acompanha o fim de semana e, segundo explica este psicólogo, é psicologicamente difícil fazer a transição do lazer e do tempo pessoal para as obrigações e uma rotina de responsabilidade. A juntar a isto tudo, surge ainda a frustração de não conseguir controlar a passagem do tempo.

“Segundas-feiras podem assemelhar-se a uma perda de independência e controlo porque outras pessoas – o teu chefe – passam a determinar a forma como tu gastas o teu tempo durante a semana.”



Não gostas do teu trabalho?


Este motivo fala por si. Se não gostas do teu trabalho, é normal que qualquer dia da semana te custe. E é ainda mais normal que a segunda-feira continue a ser o teu dia mais difícil, porque aliado ao facto de não gostares do teu trabalho ainda tens todos estes fatores mencionados neste texto a influenciarem-te.



Não te preparaste para a segunda-feira


Outra razão pela qual as segundas-feiras podem ser especialmente difíceis para algumas pessoas pode ser o facto de simplesmente não estarem preparadas para o início da semana. Isso pode incluir preparação emocional ou logística.

"Se o domingo não é usado para nos organizarmos – seja a preparar refeições, a lavar roupa para usar durante a semana ou a organizar a agenda - as segundas-feiras podem ser muito stressantes."



Culpa da nossa cultura


Não gostar de segundas-feiras parece que já é uma coisa enraizada na nossa cultura. Ouviste os teus pais, professores na escola ou em filmes, músicas ou programas de televisão a dizerem que as segundas-feiras são desagradáveis. Dessa forma, facilmente integras este espírito em ti e começas também a detestar segundas-feiras.



Vives para o fim de semana?


Se estás sempre à espera do fim de semana, como se a tua vida só fizesse sentido ao sábado e ao domingo, as segundas-feiras podem ser mesmo complicadas.

“Pagar as contas e ir trabalhar é uma vida, e o que fazes aos fins de semana, por prazer pessoal, é outra. Alguém que vive a sua vida com essa mentalidade terá sempre dificuldade a uma segunda-feira, a menos que encontre uma maneira de conciliar os dois.”



O que podes fazer, então, para melhorar este sentimento em relação às segundas-feiras?

Tenta fazer o oposto de cada um destes pontos. Por exemplo, usar o final de tarde de domingo para organizar a tua vida, não mudar os padrões de sono ao fim de semana, mudar de trabalho, em última instância.

Há sempre algo que podes fazer para alterar esta rotina de não gostar de segundas-feiras.