Em 2022, a nova Rock Street do Rock in Rio Lisboa traz-nos os ritmos do mundo com nomes como Jupiter & Okwess, Bombino, Idiotape, Johnny Hooker, Paulo Flores & Prodígio (com um novo projeto – Esperança), Titica, Bruno Pernadas, Omar Souleyman, Arooj Aftab, Sara Correia, Magdalena Bay e Francisco, El Hombre.

“Rock Your Street” é um espaço que vai além-fronteiras - sejam elas geográficas, raciais, geracionais ou religiosas – e que convoca à celebração da pluralidade e da diversidade, trazendo a beleza das diferenças para a cenografia das suas casas, para o lineup do palco e para as performances de rua..




Após várias viagens por continentes, etnias, ritmos e culturas diferentes, a nova Rock Street chega, esta edição, mais rica e plural . Com um cartaz carregado de grandes nomes da world music, performances de rua que trazem diferentes expressões culturais ao festival e uma nova cenografia, a Rock Your Street apresenta-se, agora, como um espaço além-fronteiras, onde “pluralidade” é a palavra-chave. Aqui, não existem barreiras geográficas nem entre raça, religião, crenças ou visões políticas, género ou idade. É um espaço dedicado ao Mundo, às pessoas, à sua história, ao respeito e à empatia e que celebra a riqueza que existe nas diferenças.


Dando as boas-vindas a artistas oriundos de diferentes culturas e todos os cantos do mundo – incluindo Portugal, República do Níger, República Democrática do Congo, EUA, Angola, Turquia, Paquistão, Síria, México, Brasil e Coreia do Sul - a pluralidade do cartaz da Rock Your Street também se espelha nos estilos musicais, na idade e no género dos seus artistas, juntando vozes já consagradas com novas propostas musicais, descendentes dos mais variados backgrounds. Desde fado e eletrónica a techno e pop, de jazz a ritmos tradicionais africanos, muitas mais são as sonoridades que vão passar pela rua mais eclética da Cidade do Rock, num palco onde estão confirmados Jupiter & Okwess, Bombino, Paulo Flores & Prodígio, Bruno Pernadas, Omar Souleyman, Arooj Aftab, Idiotape, Johnny Hooker, Titica, Sara Correia, Magdalena Bay e Francisco, El Hombre.



Começando pelo primeiro dia, 18 de junho, Bambaram & Kimbum animam a Rock Your Street com uma performance construída em torno do som da Tina - uma grande cabaça tocada dentro de água. Esta atuação é uma bonita celebração à vida pelos grupos de Badju di Tina (Baile de Tina, género musical da Guiné-Bissau), que dançam e cantam ao som deste tambor.

Já no segundo dia, 19 de junho, é a vez do grupo de percussão afro-brasileira Baque do Tejo aquecer a temperatura ao som dos seus tambores, desfilando e cantando pela rua num verdadeiro cortejo de Maracatú.

No segundo fim de semana chegam sonoridades da Índia com Vislumbres da India - Lajja Sambhavnath, a bailarina e coreógrafa que, no dia 25 de junho, levará à Rock Your Street um desfile bailado, com vários bailarinos, repleto de cor, trajes e músicas tradicionais.

No último dia do festival é a vez de Kola San Jon representar o património cultural de Cabo Verde, levando à Rock Your Street um cortejo de música, canto e dança, que celebra festividades vividas nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

Antes do primeiro concerto de cada dia, em todos os dias do festival, a Rock Your Street vai, também, receber o projeto School of Rock, mostrando que nem a idade é uma fronteira numa rua onde há espaço para todos os talentos.