Caminhar na natureza é um excelente programa para ultrapassar dias nãos, para exercitar o corpo e a mente, respirar ar puro e... (tudo o que de bom te possas lembrar). E se há coisa que a pandemia trouxe foi o gosto pelos trilhos. Durante os longos meses de confinamento, a natureza foi o nosso único escape.


Felizmente, vivemos num país repleto de paisagens verdes e são cada vez mais os trilhos que percorrem Portugal de norte a sul e ilhas e que juntam famílias, amigos e animais de estimação. Trilhar é uma atividade que tem cada vez mais adeptos e, depois de leres este artigo, vais ficar com ainda mais vontade de fazê-lo.

Isto porque um trilho português foi considerado um dos melhores da Europa. A OnBuy Treadmills, uma loja de artistas desportivos, fez uma lista com os melhores trilhos da Europa e não se esqueceu de Portugal. Com base em avaliações de sites como o Tripadvisor e hashtags no Instagram chegaram aos 21 melhores trilhos.

O trilho português surge em 17º lugar e fica na ilha da Madeira. O famoso trilho Pico do Arieiro - Pico Ruivo é um percurso que une dois dos pontos mais altos do território nacional, com sete quilómetros de extensão e que demora cerca de 3 horas e meia a percorrer. As fotografias que surgem no Instagram, tiradas por pessoas que já passaram por lá, mostram uma paisagem encantadora e uma natureza de cortar a respiração.



Para fazeres este trilho, começas junto à Pousada do Pico do Areeiro e depois é só desfrutares deste caminho que te dá a sensação que estás a caminhar por cima das nuvens.