Na Coreia do Sul, assim que os bebés nascem têm logo um ano (e há casos em que têm dois)

ESTE MÉTODO DE CONTAGEM DA IDADE NA COREIA DO SUL TEM TIDO CONSEQUÊNCIAS A NÍVEL ECONÓMICO E SOCIAL. UM BEBÉ QUE NASCE EM DEZEMBRO TEM LOGO DOIS ANOS

Jéssica Santos


Todos os anos, o processo repete-se quer queiramos ou não. Damos a chamada volta ao sol e envelhecemos mais um ano. Uns fazem disso uma celebração, enquanto outros preferem ignorar o dia e até se perdem na idade que têm.


Já pensaste que nem todos os países contabilizam da mesma forma a idade das pessoas?

Na Coreia do Sul, quando um bebé nasce tem logo um ano e as pessoas celebram todas o aniversário, no Dia de Ano Novo, em vez de "fazerem anos" no dia em que nasceram. Mas há exceções. Os bebés que nascem em dezembro têm logo dois anos de idade.


Este método de idade coreana é no mínimo insólito e já foi utilizado em diversos países asiáticos no passado. Segundo a BBC, atualmente, a Coreia do Sul é o único país que segue este sistema, que acredita que o tempo de gravidez conta como o primeiro ano de vida do recém-nascido.



Mais do que um método diferente e surreal, já pensaste nas consequências que pode trazer na vida dos sul-coreanos? Uma criança começa o seu percurso escolar mais cedo e isso pode trazer desvantagens ao longo da vida. Depois também tem impacto ao nível da definição da idade para subida de salários e reformas.


Com a pandemia, este método trouxe também alguns problemas associados. Tal como conta a BBC, algumas pessoas não puderam tomar dose de reforço por não terem a idade internacional necessária.

A boa notícia é que a idade coreana tem os dias contados.
O novo Presidente, Yoon Seok-yeol, acabou de tomar posse e esta é uma medida que colocou logo em cima da mesa. A confusão, os problemas sociais e económicas são algumas das razões levantadas por Seok-yeol para terminar com este método.

Imagina agora que és sul-coreano e nasceste em dezembro. Vens de visita a Portugal e perguntam-te “que idade tens?” Tens várias respostas, porque de acordo com a idade sul-coreana tens 28 anos, mas segundo a contagem portuguesa tens 26 anos.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Estes sítios têm mais germes e...Estes sítios têm mais germes e bactérias do que a tua casa de banhoPENSAVAS QUE AS CASAS DE BANHO ERAM OS ÚNICOS SÍTIOS QUE ACUMULAVAM MUITOS GERMES? ESTÁS ENGANADO!mais"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados"Que barulho é este, na RFM?" o jogo que está a deixar os portugueses colados à rádio. Estão 150 mil euros em jogomaisA reação efusiva e feliz de Ma...A reação efusiva e feliz de Maro ao saber que passou à final da EurovisãoMARO E A MÚSICA "SAUDADE, SAUDADE" PASSARAM À FINAL DO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO E FEZ-SE A FESTAmaisMaro está na final da Eurovisã...Maro está na final da Eurovisão. Quem é esta artista?MARO TEM 26 ANOS, CINCO DISCOS EDITADOS E É A MAIS RECENTE VENCEDORA DO FESTIVAL DA CANÇÃOmaisOs segredos para fazer com que...Os segredos para fazer com que os fins de semana pareçam maioresENQUANTO O FIM DE SEMANA CONTINUA A SER APENAS DOIS DIAS, VAMOS ARRANJAR FORMAS DE O TORNAR MAIOR SEM O TORNARmaisCaracóis são ricos em proteína...Caracóis são ricos em proteínas e pobres em gordurasESTÁ ABERTA A ÉPOCA DOS CARACÓIS. É UM PETISCO PORTUGUÊS QUE FAZ AS DELÍCIAS DE MUITOS EM ESPLANADAS E COM AMIGOSmaisTens um filho adolescente que ...Tens um filho adolescente que não ouve aquilo que dizes? Não é por má vontade, explica este estudoNEM SEMPRE É MÁ VONTADE QUANDO OS ADOLESCENTES IGNORAM AQUILO QUE AS MÃES DIZEM. HÁ OUTRAS RAZÕES AGORA EXPLICADAS POR UM ESTUDOmaisFilha de Laura Figueiredo e Mi...Filha de Laura Figueiredo e Mickael Carreira encanta a cantar para o paiA PEQUENA BEATRIZ CANTOU UM EXCERTO DE UMA MÚSICA E DEDICOU-A, DE FORMA CARINHOSA, AO PAI, MICKAEL CARREIRAmaisEnfermeira portuguesa consider...Enfermeira portuguesa considerada "Enfermeira do Ano" após ter enfrentado grupo nas UrgênciasVIRGÍNIA AZEVEDO É ENFERMEIRA E NUMA NOITE DE TRABALHO NAS URGÊNCIAS DO HOSPITAL DE FAMALICÃO FOI SURPREENDIDA COM UM GRUPO DE 10 PESSOAS QUE AGREDIRAM UM DOS SEUS COLEGASmais
Top