Todos os anos, o processo repete-se quer queiramos ou não. Damos a chamada volta ao sol e envelhecemos mais um ano. Uns fazem disso uma celebração, enquanto outros preferem ignorar o dia e até se perdem na idade que têm.


Já pensaste que nem todos os países contabilizam da mesma forma a idade das pessoas?

Na Coreia do Sul, até agora, quando um bebé nascia tinha logo um ano e as pessoas celebravam todas o aniversário, no Dia de Ano Novo, em vez de "fazerem anos" no dia em que nasceram. Mas há exceções. Os bebés que nascem em dezembro têm logo dois anos de idade. Por exemplo, um bebé que nasça a 30 de dezembro teria, dali a dois dias, dois anos de idade.


Este método de idade coreana era no mínimo insólito e já foi utilizado em diversos países asiáticos no passado.
Segundo a BBC, a Coreia do Sul era o único país que seguia este sistema, que acredita que o tempo de gravidez conta como o primeiro ano de vida do recém-nascido. Só que, agora, houve novas alterações.



A partir desta quarta-feira, na Coreia do Sul, a população vai acordar um ou dois anos mais nova. Isto porque agora o método que vão usar para calcular a idade de cada pessoa será o mesmo que o nosso, a partir da data de nascimento. Os bebés começam do zero, como acontece no resto do planeta.

"A implementação do método internacional de contagem da idade foi uma das bandeiras do Presidente para aliviar a confusão, o conflito social e administrativo associado", afirmou Lee Wan-kyu, ministro da Legislação Governamental coreano, citado pelo Guardian.