Matthieu Ricard é o homem mais feliz do mundo, diz estudo

MATTHIEU RICARD É CONSIDERADO PELOS CIENTISTAS O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO

Jéssica Santos


Matthieu Ricard é o homem mais feliz do mundo. E quem o diz não é o próprio, mas sim os investigadores da Universidade de Wisconsin que analisaram o seu cérebro. Mas vamos por partes. Quem é este homem que suscita tanta curiosidade por parte da comunidade científica e de todos aqueles que buscam o caminho da felicidade?


Matthieu Ricard tem 76 anos, é tibetano e vive no Monastério Shechen Tennyi Dargyeling, no Nepal. Nasceu em Aix-les-Bains, em França, e cresceu rodeado de personalidades intelectuais francesas e muito por causa da profissão do seu pai, que era o filósofo de renome Jean-François Revel.
É doutorado em genética molecular, mas, em 1972, decidiu abandonar a sua carreira científica.
Ricard participou num estudo cerebral, liderado por um neurocientista da Universidade de Wisconsin, Richard Davidson, e que durou 12 anos. Davidson ligou 256 sensores à cabeça de Ricard para detetar o respetivo nível de stress, irritabilidade, prazer, satisfação, entre outras sensações. O mesmo foi feito a centenas de voluntários, para terem uma forma de comparação.

A escala da felicidade dos participantes ia desde o 0,3 (muito infeliz) a -0,3 (muito feliz). Matthieu Ricard ultrapassou a escala, alcançando -0,45. Desde então que foi considerado o homem mais feliz do mundo pelos cientistas.



Para Matthieu Ricard, que considera este título exagerado, o segredo para a felicidade reside no altruísmo e compaixão. Numa entrevista ao site Digis Mak, Matthieu Ricard explica que “a busca egoísta da felicidade não funciona”. “Tornas a tua vida e a dos outros miserável. Em vez disso, devemos seguir o altruísmo, em que o objetivo é trazer felicidade aos outros e, como bónus, também nos sentimos felizes por sermos gentis.”


E deixa um conselho: “Uma mente distraída não é uma mente feliz.”

E a felicidade é algo com que se nasce ou que podemos aprender ao longo da vida? Matthieu Ricard diz que há uma predisposição genética para a felicidade, mas, segundo vários estudos, a felicidade também é algo que se treina.

Será que o homem mais feliz do mundo fica triste? Matthieu Ricard diz que sim, mas que a tristeza não tem de ser uma coisa má e ligada ao sofrimento. “A tristeza é compatível com o florescimento genuíno.”

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Casal vive num cruzeiro porque...Casal vive num cruzeiro porque é mais barato que do que pagar o empréstimo da casaO CASAL FEZ CONTAS À VIDA E CHEGOU À CONCLUSÃO DE QUE POUPAVA MAIS A VIVER NUM CRUZEIRO DO QUE A PAGAR O EMPRÉSTIMO DA CASAmaisCarros deixam de poder circula...Carros deixam de poder circular na Avenida da Liberdade aos domingos e feriadosESTA FOI UMA MEDIDA APROVADA EM REUNIÃO DE CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, ESTA QUARTA-FEIRAmais"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados"Que barulho é este, na RFM?" o jogo que está a deixar os portugueses colados à rádio. Estão 150 mil euros em jogomais"Estou solteiro!" revelou Vito..."Estou solteiro!" revelou Vitor Kley na RFMANTES DOS CONCERTOS EM LISBOA E NO PORTO COM A RFM, VITOR KLEY FOI CONVIDADO DO WI-FImaisPortugueses só limpam a casa q...Portugueses só limpam a casa quando está MESMO suja, diz estudoUM ESTUDO CONCLUIU QUE OS PORTUGUESES SÓ LIMPAM A CASA QUANDO O PÓ ESTÁ VISÍVEL E INVESTIGADORES DIZEM QUE ISSO É “PREOCUPANTE”maisLata de atum português é encon...Lata de atum português é encontrada em caixa de alimentos do exército russoA MARCA PORTUGUESA FEZ UMA DOAÇÃO DE 24 MIL LATAS PARA A UCRÂNIA E, POR ISSO, NÃO SABE COMO É QUE ALGUMAS CHEGARAM AO EXÉRCITO RUSSOmaisO que é que Andrew Ridgeley do...O que é que Andrew Ridgeley dos Wham! está a fazer em Portugal? Descobre tudo aquiANDREW RIDGELEY DOS WHAM! VIAJOU ATÉ PORTUGAL DE BICICLETA E EXPLICOU PORQUÊ À RFMmais"Pilar Solar": este fenómeno i..."Pilar Solar": este fenómeno iluminou os céus de Portugal e intrigou quem o viuEM MUITAS REGIÕES PORTUGUESAS, FOI VISÍVEL UM FENÓMENO METEOROLÓGICO RARO E INTRIGANTEmaisNova tendência: Ténis com ar v...Nova tendência: Ténis com ar velho e destruídoMARCA LANÇA TÉNIS PARIS SNEAKER COM AR USADO, SUJO E VELHOmais
Top