O tempo é cada vez mais precioso. Independentemente da vida que cada um de nós leva parece que o tempo escasseia. Tempo para ler, descansar, pintar, escrever, ir a um restaurante, estar numa esplanada com amigos, ir ao cinema e por aí adiante. Entre trabalho, filhos, e lides domésticas, pouco sobra para o que nos faz sentir realmente bem.


Afinal, onde é que estás a desperdiçar tempo? Redes sociais, a pensar em problemas ou a cuidar da casa, por exemplo? E tu perguntas: "Cuidar da casa não é essencial?"
Sim, é. Porém, há tarefas domésticas que não são feitas de forma eficiente e com as quais podes estar a desperdiçar minutos ou até mesmo horas.

Isto é música para os teus ouvidos? Apesar de existirem pessoas que encontram satisfação e paz nas lides domésticas, podemos afirmar que grande parte das pessoas querem a casa limpa de forma rápida e eficaz e sem comprometer a higiene da mesma.


Lavas a louça à mão?


Apesar de teres máquina de lavar a louça, és daquelas pessoas que faz questão de lavar determinadas coisas à mão? E depois de lavada, vais com um pano secá-la? Pois, é aqui que estás a desperdiçar tempo. O blog Trulia defende até que secar a loiça com um pano é menos higiénico do que deixá-la secar naturalmente.

Muitas vezes, usamos panos que já estão a uso. Por isso, já têm bactérias e micróbios, que acabam por ser passadas para a louça.

Portanto, se usas uma máquina de lavar a loiça, depois da lavagem deixa a porta da máquina aberta para a loiça secar naturalmente. Se lavas à mão, deixa-a secar no escorredor de louça.


Dobrar a roupa assim que a tiras do estendal


Para poupares no tempo a passar a ferro, o truque passa, segundo o blog, por dobrar a roupa assim que a retiras da máquina de secar ou do estendal. A roupa fica lisa e sem vincos como se tivesse sido passada a ferro. E, assim, não precisas de perder tempo com um ferro de engomar na mão.


Tens prateleiras carregadas de livros e pó?


As prateleiras são um pormenor que fazem qualquer decoração. Por outro lado, são um antro de pó e difíceis de limpar. São quadros, livros, jarras, velas, plantas, espelhos. Tudo o que tens de tirar para limpar a prateleira como deve ser.

No entanto, há um truque que pode fazer toda a diferença. Estás a ver o pó que fica entre os livros e a beira da prateleira? Pode deixar de existir se alinhares os livros com o limite da prateleira o que faz com que o espaço deixe de existir e assim não haja mais pó.

Este simples gesto de arrumação pode poupar-te uns belos minutos na hora da limpeza.


Deixar os sapatos à porta de casa


Um gesto tão simples e que pode fazer toda a diferença na hora de limpar a tua casa. Experimenta implementar esta rotina no teu dia a dia e vais ver a diferença no chão de tua casa e na quantidade de vezes que vais estar a aspirar.


Usar folha de alumínio ou papel vegetal no forno


Limpar o forno é uma tarefa complicada porque envolve sempre gordura. Apesar de existirem mil e um desengordurantes no mercado, envolve sempre algum esforço.

Para evitar estares sempre a limpar o forno, por cada vez que o utilizas, usa uma folha de alumínio ou de papel vegetal na base e, no fim, é só pegar e deitar no lixo. O forno acaba sem gorduras ou pedaços de alimentos que possam cair.


Varrer a casa


Evita varrer a casa diariamente, a menos que seja um caso excecional. Uma pequena sujidade que não vale o esforço de pegar num aspirador, é o ideal para usar uma vassoura. Caso contrário, não a uses durante a limpeza da tua casa, porque vai levantar pó que, posteriormente, fica nos móveis. E, assim, torna-se uma tarefa ingrata, porque, se no minuto em que acabas de varrer, a casa parece limpa, no minuto a seguir, quando o pó assenta, parece que o esforço foi em vão.