São apenas uma perda de tempo: tarefas domésticas que podes parar de fazer já

HÁ TAREFAS DOMÉSTICAS QUE PODEM SER EVITADAS E QUE NÃO VÃO COMPROMETER A HIGIENE DA TUA CASA. APENAS TE VÃO DAR MAIS TEMPO

Jéssica Santos


O tempo é cada vez mais precioso. Independentemente da vida que cada um de nós leva parece que o tempo escasseia. Tempo para ler, descansar, pintar, escrever, ir a um restaurante, estar numa esplanada com amigos, ir ao cinema e por aí adiante. Entre trabalho, filhos, e lides domésticas, pouco sobra para o que nos faz sentir realmente bem.


Afinal, onde é que estás a desperdiçar tempo? Redes sociais, a pensar em problemas ou a cuidar da casa, por exemplo? E tu perguntas: "Cuidar da casa não é essencial?"
Sim, é. Porém, há tarefas domésticas que não são feitas de forma eficiente e com as quais podes estar a desperdiçar minutos ou até mesmo horas.

Isto é música para os teus ouvidos? Apesar de existirem pessoas que encontram satisfação e paz nas lides domésticas, podemos afirmar que grande parte das pessoas querem a casa limpa de forma rápida e eficaz e sem comprometer a higiene da mesma.


Lavas a louça à mão?


Apesar de teres máquina de lavar a louça, és daquelas pessoas que faz questão de lavar determinadas coisas à mão? E depois de lavada, vais com um pano secá-la? Pois, é aqui que estás a desperdiçar tempo. O blog Trulia defende até que secar a loiça com um pano é menos higiénico do que deixá-la secar naturalmente.

Muitas vezes, usamos panos que já estão a uso. Por isso, já têm bactérias e micróbios, que acabam por ser passadas para a louça.

Portanto, se usas uma máquina de lavar a loiça, depois da lavagem deixa a porta da máquina aberta para a loiça secar naturalmente. Se lavas à mão, deixa-a secar no escorredor de louça.


Dobrar a roupa assim que a tiras do estendal


Para poupares no tempo a passar a ferro, o truque passa, segundo o blog, por dobrar a roupa assim que a retiras da máquina de secar ou do estendal. A roupa fica lisa e sem vincos como se tivesse sido passada a ferro. E, assim, não precisas de perder tempo com um ferro de engomar na mão.


Tens prateleiras carregadas de livros e pó?


As prateleiras são um pormenor que fazem qualquer decoração. Por outro lado, são um antro de pó e difíceis de limpar. São quadros, livros, jarras, velas, plantas, espelhos. Tudo o que tens de tirar para limpar a prateleira como deve ser.

No entanto, há um truque que pode fazer toda a diferença. Estás a ver o pó que fica entre os livros e a beira da prateleira? Pode deixar de existir se alinhares os livros com o limite da prateleira o que faz com que o espaço deixe de existir e assim não haja mais pó.

Este simples gesto de arrumação pode poupar-te uns belos minutos na hora da limpeza.


Deixar os sapatos à porta de casa


Um gesto tão simples e que pode fazer toda a diferença na hora de limpar a tua casa. Experimenta implementar esta rotina no teu dia a dia e vais ver a diferença no chão de tua casa e na quantidade de vezes que vais estar a aspirar.


Usar folha de alumínio ou papel vegetal no forno


Limpar o forno é uma tarefa complicada porque envolve sempre gordura. Apesar de existirem mil e um desengordurantes no mercado, envolve sempre algum esforço.

Para evitar estares sempre a limpar o forno, por cada vez que o utilizas, usa uma folha de alumínio ou de papel vegetal na base e, no fim, é só pegar e deitar no lixo. O forno acaba sem gorduras ou pedaços de alimentos que possam cair.


Varrer a casa


Evita varrer a casa diariamente, a menos que seja um caso excecional. Uma pequena sujidade que não vale o esforço de pegar num aspirador, é o ideal para usar uma vassoura. Caso contrário, não a uses durante a limpeza da tua casa, porque vai levantar pó que, posteriormente, fica nos móveis. E, assim, torna-se uma tarefa ingrata, porque, se no minuto em que acabas de varrer, a casa parece limpa, no minuto a seguir, quando o pó assenta, parece que o esforço foi em vão.

  • Partilha:

Artigos Recomendados
Mais de 20 anos depois descobr...Mais de 20 anos depois descobrimos o que é feito do senhor "Ponha, ponha, ponha"PASSARAM MAIS DE 20 ANOS, MAS O MOMENTO TELEVISIVO CONTINUA ICÓNICO PARA VÁRIAS GERAÇÕES. AFINAL, O QUE É FEITO DO SENHOR QUE GRITOU "PONHA, PONHA, PONHA!" NO PROGRAMA "AGORA OU NUNCA"?maisAfinal, há muito ouro em PortugalAfinal, há muito ouro em PortugalSIM, PORTUGAL TEM OURO E NÃO É POUCO! GRANDE PARTE ESTÁ GUARDADO EM SOLO PORTUGUÊS, MAS A MAIORIA ESTÁ NO ESTRANGEIROmaisGostas de dormir com cobertore...Gostas de dormir com cobertores pesados? Isto pode acabar com insónias ou problemas de sonoGOSTAS DE SENTIR O PESO DO COBERTOR OU COLCHA NA HORA DE DORMIR? ESTA PODE SER MUITO MAIS DO QUE UMA SENSAÇÃO. PODE SER UM MÉTODO PARA ACABAR COM INSÓNIASmaisPSP brinca com o ouro de La Ca...PSP brinca com o ouro de La Casa de Papel que veio parar a PortugalA PSP MOSTROU QUE O OURO ROUBADO PELOS ASSALTANTES ESTÁ MUITO BEM GUARDADO EM PORTUGALmaisO Rock in Rio Lisboa faz 18 an...O Rock in Rio Lisboa faz 18 anos! Tudo começou em 2004... "e a gente não parou mais de cantar"!HÁ 37 ANOS, EM JANEIRO DE 1985, O BRASIL RECEBIA EM GRANDE O PRIMEIRO ROCK IN RIO. 19 ANOS DEPOIS AS ESTRELAS CHEGAVAM ASSIM A LISBOA COM A RFM.maisAinda não testaste positivo à ...Ainda não testaste positivo à Covid-19? Para além de sorte, existem outras razõesSÃO CADA VEZ MENOS, MAS AINDA HÁ QUEM NUNCA TENHA TESTADO POSITIVO À COVID-19mais"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados"Que barulho é este, na RFM?" o jogo que está a deixar os portugueses colados à rádio. Estão 150 mil euros em jogomais"Velocidade Furiosa" vem a Por..."Velocidade Furiosa" vem a Portugal e a Internet encheu-se de memesO 10.º FILME DA SAGA VAI CONTAR COM CENAS GRAVADAS NO NOSSO PAÍS E MUITOS RECORRERAM AO TWITTER PARA COMENTAR A NOVIDADEmaisMundo Jurássico: Domínio chega...Mundo Jurássico: Domínio chega dia 9 de junho com a RFMA CHRIS PRATT E BRYCE DALLAS HOWARD, JUNTAM-SE AGORA LAURA DERN, JEFF GOLDBLUM E SAM NEIL NO NOVO FILME RFM "MUNDO JURÁSSICO: DOMÍNIO"mais
Top