Se calhar não sabes ou não tens essa perceção, mas o azul é, provavelmente, a tua cor preferida e a ciência tem uma explicação para isso.

Um pouco por todo o mundo, a maioria das pessoas tende a selecionar o azul como a sua cor favorita, segundo mostram alguns estudos feitos até agora. A BBC debruçou-se sobre o assunto e não só confirmou que, sim, azul é a cor preferida da maioria das pessoas como as nossas perceções de cor são moldadas pelas nossas experiências.


As investigadoras Lauren Labrecque e Karen Schloss, da Universidade de Wisconsin, explicam que a nossa preferência pelo azul é antiga e que começamos a dar significado às cores à medida que envelhecemos. "Isso explica por que pessoas diferentes têm preferências diferentes pela mesma cor e por que a sua preferência por uma determinada cor pode mudar com o tempo", diz Schloss à BBC.


Quando somos mais novos, por exemplo, a probabilidade de gostarmos de cores brilhantes é maior. À medida que envelhecemos, é mais provável que a nossa preferência vá para tons mais escuros.



Ao atribuirmos significado a cada cor, devido às nossas vivências e histórias, criamos razões para achar um tom repelente ou atraente.

Então, porque é que o azul domina a lista de cores preferidas? Os primeiros estudos de cores feitos no século XIX mostram que o azul é universalmente a cor preferida devido, em grande parte, ao nosso gosto pelo azul que há na natureza. O mar ou o céu azul são, muitas vezes, o cenário de boas memórias. Daí ligarmos essas experiências positivas à nossa cor preferida. E, neste caso, ao azul.