Já estás a pensar nas férias? Já foste ou estás mesmo quase a fechar o computador e a ir?


Antes de um período de férias, há que planeá-las bem... Escolher o destino, se é longe ou perto de casa, a quantidade de dias que se vai estar fora, se se vai para uma casa alugada ou para um hotel, se se vai almoçar e jantar fora ou se se é mais contido nesses gastos, entre tantas outras questões que passam pela cabeça dos portugueses.


Muitos já estão a contar os dias para aproveitar os dias arrastados do verão, onde, normalmente, o sol, o calor, a praia, a piscina, a pele salgada e bronzeada, os gelados e as bebidas frescas não faltam. Os horários e os relógios ficam em casa e a rotina é outra, tanto para adultos como para graúdos.


A questão que se levanta é: para onde vão os portugueses de férias, este ano? Questionados pela Aximage para o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e a TSF, muitos afirmaram que Portugal é o destino escolhido (79% dos inquiridos).


De entre as 804 entrevistas feitas, realizadas entre 14 e 19 de junho deste ano, 56% dos inquiridos não dispensa tirar uns dias ou semanas do trabalho para descansar, sendo que os moradores nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa são os que mais pretendem fazer férias, com 60% e 58% dos inquiridos, respetivamente.



Neste verão e motivados pela crise, os portugueses procuram gastar o mesmo ou menos do que no ano passado. Cerca de 44% dos inquiridos pretendem ter gastos idênticos, 32% procuram reduzir a despesa e apenas 21% querem despender mais dinheiro do que em 2021.


Os portugueses que vão fazer férias dentro do próprio país preferem, na sua maioria, alugar casa do que ficar em hotéis e isso pode estar também ligado ao facto de quererem conter as despesas. Cerca de 31% dos inquiridos devem alugar casa e 19% vão optar por hotéis.


De entre as várias cidades de Portugal, o Porto é aquela que 15% dos portugueses escolheram para conhecer ou revisitar, nestas férias. Segue-se Algarve (11%), Lisboa (10%), Braga (6%), Bragança (3%) e Guimarães (3%).


Para muitos, as férias têm de passar obrigatoriamente pelas praias algarvias e, segundo os portugueses, a praia de Albufeira, a praia da Rocha e a praia de Monte Gordo são as escolhidas.


Além das praias, os portugueses também privilegiam conhecer a paisagem natural (37%), provar a gastronomia local (19%) e descobrir usos e costumes da região onde estão de férias (15%).


Se ainda estavas indeciso sobre o que fazer neste verão, podes sempre aproveitar para tirar uns diazinhos e aproveitar o nosso bonito e surpreendente país. Há tanto para descobrir em Portugal que, de certeza, vais ter muito com que te entreter!