A passagem do tempo deixou marcas na janela manuelina do Convento de Cristo, em Tomar. Não são anos que se contem por uma ou duas mãos, mas sim séculos.


A janela manuelina foi construída entre 1510 e 1513, ao estilo manuelino, que vigorou exatamente durante o reinado de D. Manuel I, daí o nome, e destaca-se pelos seus símbolos régios e religiosos. É, nos dias de hoje, uma atração turística e que faz parte da história de um monumento único em Portugal, o Convento de Cristo.



Porém, a sua beleza tem vindo a ficar comprometida nos últimos tempos devido aos líquenes que se apoderaram dela. Foi, por isso, necessário avançar com uma obra de restauro que vai levar um ano a ser concluída e custará um milhão de euros. O preço inclui ainda o restauro das fachadas e coberturas da igreja, segundo avança a agência Lusa.


Será usada uma técnica naturalista que permitirá acabar com todos os micro-organismos que invadiram a pedra e lhe deram uma outra cor. Apesar da sua eficácia, este é um processo moroso, sem recurso a biocidas, e que será feito sem humidade nem luz.

No local, já está tudo a postos para esta grande empreitada cujo valor não deixa de ser surpreendente.