Se cada vez que pegas no carro é sinónimo de momentos de stress, impaciência e raiva, este texto é para ti. Entre buzinas, alguns palavrões e outras atitudes menos racionais, há formas de tornar a condução num momento leve e descontraído, independentemente com quem te cruzas na estrada.


Uma coisa é certa: não podes controlar a reação e atitude do outro condutor. Por isso, a única coisa que te resta é trabalhares este aspeto da tua personalidade para não deixares que uma viagem de carro te estrague o dia – o teu e o daqueles que vão contigo no carro.


Estas são algumas das dicas partilhadas pelo site "Good House Keeping":


- Deixa o stress fora do carro

Esquece as preocupações do trabalho ou da casa enquanto estiveres ao volante. O stress é comum a todos nós - não és o único - e em nada te ajuda na hora de conduzir. Liga o rádio na RFM e relaxa;

- Opta por uma condução defensiva
Prepara-te a para estrada em condições adversas, condutores inexperientes ou com atitudes mais perigosas. Uma condução defensiva e em segurança vai permitir-te antecipar problemas e responder de forma segura a qualquer situação na estrada.

Usa o pisca – que são muitas vezes subvalorizado -, muda de faixa com tempo e conduz com distância de segurança do outro condutor;é


- Responde sempre de forma positiva
Se alguém reclamar da tua condução, responde de uma forma positiva. Não te deixes levar pelos ânimos e pede desculpa. Sê educado, mesmo quando os outros não são, e nunca estabeleças contacto visual com um condutor irritado;

- Conta até 10
Se te sentires numa situação em que não consegues controlar a tua ansiedade ou raiva, conta até 10;


- Fecha as janelas

Quando estás no meio da confusão do trânsito, tudo o que menos queres é ouvir barulho. Então, fecha a janela do teu carro e cria harmonia dentro do carro. Seja com música, podcasts ou até no silêncio.


No final de contas, estamos todos suscetíveis a sermos alvo de alguma reação menos simpática de outros condutores. Nem sempre teremos razão e nem sempre teremos culpa. Há alguma coisa que podes fazer? Sim, seguir os passos anteriores e nunca colocares em risco a tua segurança e a dos outros.