Desde o primeiro dia da invasão russa na Ucrânia que são vários as caras conhecidas e menos conhecidas que se têm manifestado nas redes sociais. Pedro Abrunhosa é uma dessas vozes. Assim que começaram os primeiros bombardeamentos russos, o cantor partilhou uma mensagem de solidariedade com o povo ucraniano.


No dia 2 de julho, num concerto em Águeda, Pedro Abrunhosa aproveitou o momento para deixar uma mensagem contra a guerra que ainda dura e perdura. Adaptou a sua música com Os Bandemónio, “Talvez F****” e dedicou-a a Putin.

Ao longo da música, pediu ao público para que cantasse com ele “go fuck yourself” - ("vai-te lixar", em português) - sempre que repetisse o nome de Putin, do “barco russo” que invadiu a Ilha da Serpente, os “mísseis russos” ou os “soldados russos” que combatem na Ucrânia.



A postura de Pedro Abrunhosa não agradou a embaixada russa, que fez um comunicado no seu site a criticar o cantor. Desde a manifestação do cantor no concerto, que a embaixada russa tem recebido cartas “dos compatriotas russos zangados que afirmam estar chocados”. Apelidou as palavras de Pedro Abrunhosa de “grosseiras e inaceitáveis sobre os cidadãos da Federação da Rússia, bem como os seus mais altos dirigentes”.


Além das palavras, a embaixada criticou também o facto de Pedro Abrunhosa tenha incentivado “em êxtase os espetadores, entre os quais os russos que também pagaram os bilhetes, que repetissem o que estava a gritar, tendo no final expressado o desejo que as palavras dele fossem ouvidas em Moscovo”.

Por fim, a embaixada fez saber que já avisou os “órgãos competentes” sobre esta situação. Já o cantor ainda não se pronunciou.