O dia amanheceu com a triste notícia de que a Rússia invadiu a Ucrânia.


Após vários avisos e movimentações militares, as tropas russas invadiram, na madrugada desta quinta-feira, território ucraniano.


Perante a realidade de uma guerra, o mundo inteiro solidariza-se com a Ucrânia. Neste momento, são já muitos os esforços das organizações mundiais em tentar dissuadir a Rússia de colocar em marcha mais ataques. E também as redes sociais se estão a movimentar para mostrar solidariedade para com o povo ucraniano.


Alguns exemplos são Pedro Abrunhosa, que partilhou, esta manhã, uma publicação no seu Instagram, e ainda António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, que pediu para que se dê "uma oportunidade à paz". Um apelo este que está a ser amplamente partilhado nas redes sociais!



Também Albano Jerónimo se solidariza com a Ucrânia, e faz uma publicação onde pediu para que "não se lute por supremacia, não se lute por poder, não se lute por vaidade".



Ainda antes de as sirenes soarem na capital da Ucrânia, em Kiev, devido à ameaça iminente, um jogo de futebol entre o Benfica e o Ajax ficou marcado por um gesto que está a ter muito destaque. A partida aconteceu esta quarta-feira e, num dos golos, o avançado internacional Roman Yaremchuk tirou o equipamento e mostrou uma camisola alusiva ao exército ucraniano.



"O mundo enfrenta um momento de perigo", tal como António Guterres afirmou na reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, esta quarta-feira, e, neste momento, estamos de olhos postos numa guerra sem um fim à vista.