Em novembro de 2021, quando a CNN Portugal estava prestes a estrear, Judite Sousa foi anunciada como uma das grandes contratações do novo canal. Só que o vínculo que tinha com a CNN Portugal terminou antes do primeiro aniversário do canal.


Sem ninguém esperar, a jornalista respondeu a um comentário de uma seguidora, a quem anunciou que já não estava no canal "há um mês e meio" e que denunciou o seu "contrato a recibos verdes", tendo, entretanto, eliminado esta última resposta.


Foi numa fotografia partilhada pela jornalista, esta segunda-feira, que anunciou que já não integrava a equipa TVI/CNN Portugal, tendo escrito já não é "figura pública" e que, atualmente, é "uma cidadã portuguesa que faz a sua vida e paga os seus impostos".



Durante a manhã desta terça-feira, escreveu-se muito sobre os motivos que levaram Judite Sousa a abandonar o canal e a CMTV avançou que a jornalista "esteve sete meses a trabalhar, cinco deles sem contrato de trabalho. A Judite Sousa foi para a guerra sem contrato de trabalho e sem seguro de saúde. Ela esteve doente, teve de chamar duas vezes a equipa médica e mais teve de andar a pedir dinheiro emprestado ao câmara porque não tinha dinheiro".


Estas afirmações foram, entretanto, confirmadas pela própria, à MAGG, o que levou a uma tomada de posição da CNN Portugal.


Nuno Santos, diretor de informação da CNN Portugal e da TVI, que soube pelas redes sociais do sucedido, esteve, em direto, no programa "Dois às 10" e no "Jornal da Uma", esta terça-feira, onde esclareceu e desmentiu aquilo que foi dito sobre a saída de Judite Sousa.


O diretor de informação da CNN Portugal e da TVI explicou que o canal não sabia que Judite Sousa tinha "denunciado o seu contrato de trabalho", uma vez que a jornalista avisou que estaria de baixa e que voltaria dia 11 de agosto. Em relação à viagem da jornalista para a guerra na Ucrânia, Nuno Santos afirmou que "não é verdade" que tenha viajado sem seguro de saúde e sem dinheiro. E ainda acrescentou que Judite Sousa "escolheu a equipa com a qual quis trabalhar" e que a direção lhe "deu todo o apoio ao longo deste processo".


Já no "Jornal da Uma", Nuno Santos revelou-se "surpreendido, angustiado e revoltado" com o facto de Judite Sousa não ter informado que denunciou o seu contrato de trabalho e voltou a frisar que "é mentira" que a jornalista tenha viajado para a Ucrânia sem seguro de saúde e sem dinheiro.


Entretanto, a TVI emitiu um comunicado, citado pela TV7 Dias, onde esclareceu os pontos do contrato assinado com Judite Sousa e outras informações acerca desta saída polémica:

"Judite Sousa tem com a CNN Portugal um contrato de prestação de serviços. A natureza do vínculo (assente nos chamados "recibos verdes") foi acordada pelas partes, por proposta da própria jornalista;

– Neste momento, Judite Sousa mantém o vínculo à estação, estando ausente por baixa médica até ao dia 11 de agosto;

– No cumprimento dos procedimentos internos, que se aplicam a todos os colaboradores da empresa, o pagamento por prestação de serviços acontece mediante apresentação de fatura. Judite Sousa esteve, de facto, uns meses sem receber porque não enviou fatura, apesar de ter sido instigada várias vezes a regularizar a situação. Neste momento, a empresa não deve 1 euro à jornalista;

– Sobre o seguro de saúde, e com vista a ter uma proteção superior, o que se fez aquando da partida de Judite Sousa para a Ucrânia foi um contrato com inscrição na Segurança Social. Isso aconteceu com a concordância da jornalista e do seu advogado. A empresa agiu com zelo neste caso e no de todos os jornalistas que desde fevereiro têm estado a cobrir o conflito;

– A direção da CNN Portugal está confortável com a forma como tratou Judite Sousa ao longo destes meses. Fê-la sentir-se desejada e acarinhada no regresso à televisão, procurou protegê-la nas suas vulnerabilidades, foi compreensiva perante as ausências motivadas por questões de saúde. Acresce que Judite Sousa teve condições únicas para trabalhar, com uma equipa de profissionais de primeira linha, escolhida pela própria e que esteve sempre ao seu lado."


Perante a polémica que se gerou, Judite Sousa viu-se obrigada a quebrar o silêncio. A jornalista esclareceu, numa publicação no seu Instagram, que o seu "contrato de trabalho acabou mais cedo por minha e exclusiva iniciativa".


Na mesma publicação Judite Sousa explicou que, na sua deslocação à Ucrânia, não tinha efetivamente dinheiro e, por isso, escreveu que "nunca vi uma moeda ou uma nota ucraniana. Para beber uma água, tomar um café, almoçar, pedia ao jovem repórter de imagem que pagasse a minha despesa".


No final do seu texto, Judite Sousa mostrou-se grata pela oportunidade de ter regressado à televisão e enviou abraços a Nuno Santos, diretor de informação da CNN Portugal e da TVI, e a Mário Ferreira, o principal acionista do grupo Media Capital.



A par de Judite Sousa, esta não é a única saída da CNN Portugal. O Expresso avançou, na manhã desta terça-feira, que Pedro Mourinho está de saída e vai a caminho da CMTV.


(Imagens: Instagram)